Ícone alego digital Ícone alego digital

Em alusão ao "Abril Verde", servidores da Alego participaram de palestras sobre saúde e segurança no trabalho.

28 de Abril de 2023 às 09:00
Crédito: Will Rosa
Em alusão ao "Abril Verde", servidores da Alego participaram de palestras sobre saúde e segurança no trabalho.
Evento especial em celebração ao "Abril Verde" ,mês de conscientização e prevenção dos acidentes de trabalho

Através da Seção de Serviços Especiais de Engenharia de Segurança, Medicina do Trabalho e Meio Ambiente – (SESMT), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou nesta quinta-feira, 27, um evento especial em celebração ao "Abril Verde", mês de Conscientização e Prevenção dos Acidentes de Trabalho com o objetivo de alertar sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador.

O evento aconteceu no hall de entrada do Palácio Maguito Vilela, ao longo do dia, onde os servidores participaram de oficinas e orientações diversas sobre primeiros socorros, tais como: reanimação cardiopulmonar e manobra de heimlich (desengasgo), além de receberem esclarecimentos sobre outras atividades. Alguns exemplos são: ergonomia no trabalho, uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) e extintores de incêndio, dicas ergonômicas e informações sobre saúde mental no ambiente de trabalho.

De acordo com o chefe do SESMT, José Claúdio da Silva, “o mês busca não apenas conscientizar, mas também incentivar as práticas e a cultura de saúde e segurança no trabalho por meio de ações como essas que foram apresentadas. Ao longo do ano, o SESMT promove orientações, capacitações, treinamentos, ginástica laboral e entrega de EPI’s em prol do servidor e dos visitantes da casa”. 

Ele assinala que, pela primeira vez, a saúde mental foi inserida no evento, na tentativa de dar uma resposta para o grande índice de afastamento na Casa, relacionado justamente à saúde mental, onde a maioria dos casos estão pautados por casos de depressão e ansiedade. Para isso, o SESMT contou com a orientação de psicólogos que também prestam atendimento aos servidores. 

“Nossa principal atribuição é justamente a promoção da saúde, bem como a proteção da integridade do servidor no ambiente de trabalho. Dentro dessa proposta, o novo prédio já adotou uma série de medidas protetivas, mas agora com o Corpo de Bombeiros Militar trabalhando em parceria com a Polícia Legislativa, ainda existem adaptações que possivelmente devem ocorrer”,  destaca o chefe do SESMT na sua fala. 

Ele revelou, ainda, que “no próximo semestre já deve ser implementada a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a Brigada de Incêndio em conjunto com o Corpo de Bombeiros, justamente para auxiliar nas demandas que poderão surgir ao longo do tempo”.  

Quem também trouxe informações importantes sobre prevenção foi o sargento do Corpo de Bombeiros, Rogério Mendes, ao apresentar para o público todo o equipamento de proteção utilizado para o salvamento de vítimas de incêndio. O militar lembrou que o Palácio Maguito Vilela, já neste seu primeiro ano, começou a ser monitorado através de câmeras instaladas no subsolo 2, na central da Polícia Legislativa, onde essas duas instituições trabalham em conjunto. 

“Sempre que dispara um alarme, através da central, é possível verificar onde está o problema e identificar realmente o que está acontecendo, buscando verificar se o alerta pode ser ignorado ou realmente precisa gerar uma evacuação do local. Posteriormente, deve haver um treinamento para que o servidor saiba como proceder no caso de uma emergência real”, adiantou o sargento Mendes.

Em comemoração ao primeiro aniversário do Palácio Maguito Vilela, no final da manhã, a banda do Corpo de Bombeiros se apresentou no hall principal do saguão, fazendo ecoar diversos instrumentos.   

Movimento busca sensibilizar para garantir políticas públicas

O movimento "Abril Verde" é uma referência ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, celebrado em 28 de abril de 1969, quando ocorreu uma explosão na mina da cidade de Farmington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos, e matou 78 trabalhadores. A data foi estabelecida no Brasil através da lei federal 11.121, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, a ser celebrado neste dia.

O objetivo do movimento é sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável. Além disso, busca-se chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que muitas vezes podem ser evitáveis. 

De acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho - SmartLab, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), entre 2012 e 2022, lamentavelmente, morreram cerca de 25 mil trabalhadores em decorrência de acidentes de trabalho em todo o Brasil e foram registradas mais de 6 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.