Lei que visa preparar cidadãos para o trabalho voluntário tem sanção publicada
Recebeu a sanção da Governadoria a Lei Estadual nº 21.852 (originalmente projeto de lei n° 2002/19), de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), que cria a Política Estadual do Voluntariado Transformador visando preparar cidadãos e instituições para a prática do voluntariado. A matéria foi aprovada em duas fases em março.
De acordo com o texto, o objetivo é contribuir, por meio do voluntariado transformador, para a construção de outra realidade, em que o indivíduo caminhe em direção ao outro, onde os grupos se transformem em redes, em cooperação e no assistencialismo, em promoção da cidadania.
São diretrizes da Política Estadual do Voluntariado Transformador: a prática do voluntariado como mecanismo de transformação da realidade social; o fortalecimento das entidades do terceiro setor que trabalham com o voluntariado e o incentivo a empresas em ações de voluntariado.
"O Voluntariado Transformador se propõe a dar ao gestor de instituições filantrópicas e ao cidadão comum condições para a prática de ações propositivas, com um mínimo de preparação. Trata-se de valorizar o profissional da ação social em busca da complementaridade. Justamente por isso ele não se transforma em mero auxiliar, ou seja, respeita-se a liberdade que lhe é própria’’, anota o parlamentar em sua justificativa.