Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissão de Direitos Humanos aprova projetos relativos à CF/1988 e a vínculos familiares e pede divulgação do Disque 100

10 de Maio de 2023 às 13:55
Crédito: Hellenn Reis
Comissão de Direitos Humanos aprova projetos relativos à CF/1988 e a vínculos familiares e pede divulgação do Disque 100
Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa

Na reunião da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa realizada no início da tarde desta quarta-feira, 10, sob a presidência de Cristiano Galindo (Solidariedade), dois projetos de lei foram distribuídos, e dois, aprovados.

Também na reunião, Galindo pediu aos pares que ajudem a divulgar a campanha Disque Direitos Humanos – Disque 100, que é baseada na lei estadual no 19.119/15 e visa conscientizar a respeito deste canal de denúncias.

O Disque 100, totalmente seguro e anônimo, recebe denúncias de violações de direitos humanos relacionadas a temas como crianças e adolescentes, discriminação ética ou racial, moradia e conflitos urbanos, pessoas com deficiência, pessoas idosas, população LGBTQIA+, população em situação de rua e trabalho análogo à escravidão.

Receberam aprovação da Comissão, no encontro desta quarta, os projetos nos 799/22 e 1573/22, de autoria, respectivamente, de Charles Bento (MDB) e Virmondes Cruvinel (UB). O primeiro dos projetos institui a Política Estadual Constituição Cidadã, buscando promover o estudo da Constituição Federal de 1988 no âmbito das escolas públicas e privadas goianas; o segundo projeto institui a Política Estadual de Fortalecimento de Vínculos Familiares e Garantia de Convivência Familiar.

Foram distribuídas as matérias no 225/23, de Mauro Rubem (PT), que dispõe sobre a reversão de todo valor econômico auferido em decorrência de exploração de trabalho em condições análogas às de escravo ao Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás; e no 265/23, de Henrique César (PSC), que cria o projeto de Lei Qualifica Mulher, em homenagem à mulher pelo Dia Internacional da Mulher, e estabelece critérios em cursos e concursos públicos para inscrição da candidata do sexo feminino, oportunizando a profissionalização.

O projeto de Mauro Rubem foi distribuído ao deputado Ricardo Quirino (Republicanos), e o de Henrique César (PSC), ao deputado Mauro Rubem.

Leia mais aqui a respeito dos quatro projetos que estiveram em pauta neste encontro da Comissão de Direitos Humanos.

A próxima reunião da Comissão será no dia 14 de junho.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.