Em sessão solene proposta por Delegado Eduardo Prado, Alego homenageou técnicos industriais nessa 3ª-feira, 30

Numa iniciativa do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), a Assembleia Legislativa homenageou, na noite dessa terça-feira, 30, os técnicos industriais e também comemorou os 30 anos de fundação do Sindicato dos Técnicos Industriais e os cinco anos de criação do Sistema Conselho Federal dos Técnicos Industriais/ Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais (CFT/CRTs.
A mesa de trabalhos foi formada pelos deputados Eduardo Prado e Renato de Castro (UB); pela pró-reitora do Instituto Federal de Goiás, Sandra Abadia Ferreira; pelo presidente do Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Solomar Pereira Rochembach; pelo presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 1ª Região, Marcelo Martins Guimarães Silva; pelo presidente do Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado de Goiás, Luis Roberto Dias; e o gerente de educação profissional do Senai, Osvair Almeida Matos.
A solenidade teve início com um minuto de silêncio em homenagem ao técnico do Conselho Regional dos Técnicos Industriais, Patrick Daora Silva, que faleceu no último dia 27.
Em seguida, da tribuna, Eduardo Prado fez seu discurso. Ele falou sobre a importância do profissional homenageado. Segundo o parlamentar, o processo de desenvolvimento do país passa pelos técnicos industriais. “Por meio desses profissionais, se garante desde a manutenção de um ar-condicionado até o pleno funcionamento de uma UTI. Em tudo que entendemos como útil está a contribuição de um técnico industrial.”
O legislador disse que os técnicos executam uma série de atividades profissionais essenciais para nossas vidas, e citou o crescimento da atuação de mulheres nessa área, até há bem pouco tempo dominada pelos homens. De acordo com Prado, atualmente, 60 mil mulheres atuam em 46 mil funções e integram comissões e direções executivas com excelência.
O parlamentar afirmou que seu gabinete está aberto a apoiar as demandas da classe. “Essa noite é de reconhecimento ao trabalho extremamente importante que vocês realizam, mas estamos aqui na Assembleia Legislativa, integralmente de portas abertas para que vocês tenham em nosso gabinete, suporte para qualquer projeto de lei de interesse, para qualquer decisão do Parlamento goiano”, pontuou.
O deputado Renato de Castro também ressaltou o papel dos técnicos. Segundo ele, quando foi presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) esteve em contato com muitos empresários e, nessa época, conheceu a importância dos profissionais homenageados.
Castro lembrou que estamos num período de recuperação da economia após a pandemia, e que nesse contexto, o técnico industrial tem papel primordial. “Nesse momento nós precisamos restabelecer as cadeias de matérias-primas para que os valores dos produtos possam voltar aquilo que sempre estiveram e que volte, também, o poder compra dos trabalhadores. E a produtividade da economia depende muito da qualidade dos técnicos industriais.”
O presidente do Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado de Goiás, Luis Roberto Dias, falou das lutas da categoria, que tem sido difícil, mas também tem tido muitas conquistas. O sindicalista reiterou a relevância do profissional nas empresas e no desenvolvimento do país. E citou a atuação dos técnicos durante a pandemia de covid-19. “Nós fomos os precursores de ajuda voluntária para consertar respiradores. Tinha respiradores antigos de dez, 20 anos. Em 2020, 2021 nós juntávamos três, quatro respiradores, para fazer um ou consertava os equipamentos estragados. (...) Depois descobriram que o ar-condicionado dos hospitais também estava transmitindo (o coronavírus). E foi o técnico industrial que foi para lá, dar manutenção”, lembrou.
O presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 1ª Região, Marcelo Martins Guimarães Silva, também fez uso da palavra. Ele lembrou que sem os técnicos industriais nem mesmo a sessão solene poderia ter sido realizada, já que os profissionais trabalharam tanto na realização do evento, como também na construção da nova sede do Legislativo.
Em seguida, o presidente do Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Solomar Pereira Rochembach, falou e iniciou agradecendo a homenagem feita pela Alego, saudando os colegas profissionais. “Eu quero em nome de todos aqueles que fazem parte do Sistema CFT/CRTs agradecer essa homenagem. E dizer que essa homenagem não é para o Solomar, não é para os nossos diretores, essa homenagem é para os técnicos industriais do Brasil, que se fazem presente em todas as áreas produtivas do nosso país.”
O Certificado do Mérito Legislativo foi entregue, inicialmente, à coordenadora de fiscalização do CRT Goiás, Dayane Fernandes de Aquino, que em seguida falou em nome dos homenageados. Dayane lembrou vários companheiros de luta da categoria, em especial ao colega Wilson Wanderley Vieira. “ São 50 anos de luta, 50 anos que esteve à frente do sistema, para defender a causa do técnico. Sou extremamente honrada pela companhia dele. Se ele não estivesse à frente, provavelmente o Sistema não estaria como está hoje.”
Após o discurso de Dayane, 95 técnicos industriais foram agraciados com o Certificado do Mérito Legislativo.