Divinópolis pode se tornar capital da vaquejada em Goiás
O deputado Cairo Salim (PSD) propõe conceder ao município de Divinópolis de Goiás o título de Capital da Cultura Desportiva da Vaquejada. É com este objetivo que apresentou o projeto n. 862/23, que se encontra, atualmente, em análise na Comissão de Constituição e Justiça.
Em suas justificativas, Salim explica que a Festa da Vaquejada de Divinópolis, que hoje se tornou referência em toda a região, iniciou em 1983, quando Generino de Sousa Carvalho e Jaime dos Santos Costa trouxeram a novidade para o município. Generino, natural da Bahia, mudou-se para a cidade com quatro anos de idade, em 1953. No começo da década de 1980, conheceu seu amigo Jaime que era comprador de gado e também natural da Bahia.
Os dois deram início à tradicional corrida de cavalos e, com os conhecimentos que Jaime trouxe de suas viagens na Bahia, fundaram juntos a vaquejada. A princípio era algo bem amador, porém já contava com apoio do público e a participação de vaqueiros que vinham de outras regiões. A festa inicia-se pela manhã com uma missa ecumênica com a presença de todos os vaqueiros e um entoar de berrante realizado por Generino.
No ano de 1989, foi inaugurado o Parque Agropecuário de Divinópolis, que em 2009, devido ao tamanho da festa, foi ampliado com a instalação de arquibancadas para acomodar melhor o público.
Atualmente, a festa acontece sempre entre o penúltimo e o último fim de semana do mês de julho. Inicia-se a partir de quinta-feira no Bar e Restaurante Tio Edson, com um churrasco promovido com a contribuição de fazendeiros da região e com o apoio da prefeitura para os vaqueiros, convidados e funcionários envolvidos na organização do evento. Em julho de 2018, foi inaugurado o palco de show fixo.