Ícone alego digital Ícone alego digital

Rosângela Rezende destaca importância de equilíbrio entre a agricultura, a energia e a preservação da biodiversidade

05 de Junho de 2023 às 10:08

Na manhã desta segunda-feira, 5, está sendo realizada a abertura da quinta edição do programa Virada Ambiental na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), e a presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, deputada Rosângela Rezende (Agir), enfatizou a importância do evento voltado à preservação do Cerrado. A legisladora ressaltou o compromisso de repensar o meio ambiente e a necessidade de envolvimento de todos para garantir a sustentabilidade ambiental.

Rosângela reconheceu a importância dos parceiros envolvidos no projeto e destacou a parceria com instituições como a Emater Goiás, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a Saneago e a Universidade Federal de Goiás (UFG). "A preservação do Cerrado é responsabilidade de todos, incluindo os municípios. A Virada Ambiental busca exatamente isso: envolver entidades e cidades goianas promovendo o plantio de mudas de espécies nativas.”

A parlamentar mencionou a importância da conscientização e da educação ambiental para a preservação do Cerrado goiano. Ela destacou que é fundamental repensar a forma como o solo é utilizado, buscando um equilíbrio entre a agricultura, a energia e a preservação da biodiversidade. Além disso, enfatizou a necessidade de fiscalização e cumprimento das legislações ambientais para garantir a sustentabilidade do cerrado. "A preservação do Cerrado é essencial para o abastecimento de água em nosso país. Se o Cerrado secar, secarão também oito das 12 regiões brasileiras, incluindo o Sul e o Sudeste."

A deputada falou, ainda, das nascentes do Cerrado, que são responsáveis por alimentar oito das 12 bacias hidrográficas do país, incluindo a principal parte aflorada do aquífero Guarani.

Rosângela Rezende, que nasceu em Mineiros, no sudoeste goiano, destacou a relevância da região em relação à preservação do meio ambiente e abordou os desafios enfrentados na proteção do Cerrado, como o desmatamento e a falta de conscientização em relação à preservação ambiental. "Neste sentido, a Virada Ambiental é uma ação de fundamental importância, pois promove a conscientização, a educação ambiental e o plantio de mudas em todo o estado. Precisamos agir juntos para preservar o Cerrado e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações."

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.