Ícone alego digital Ícone alego digital

Por iniciativa de Talles Barreto, Assembleia Legislativa homenageia profissionais de segurança privada e vigilantes

29 de Junho de 2023 às 07:15
Crédito: Carlos Costa
Por iniciativa de Talles Barreto, Assembleia Legislativa homenageia profissionais de segurança privada e vigilantes
Sessão solene extraordinária em homenagem aos profissionais de segurança privada e vigilantes

Por iniciativa do deputado Talles Barreto (UB), a Assembleia Legislativa realizou sessão solene extraordinária para homenagear profissionais de segurança privada e vigilantes. Na solenidade, realizada na noite dessa quarta-feira, 28, o parlamentar entregou Certificado do Mérito Legislativo, em reconhecimento ao trabalho de pessoas que contribuem para a segurança da sociedade, em conjunto com as forças policiais constituídas.

Além de Talles, na condução dos trabalhos, compuseram a Mesa Diretiva: o presidente do Sindicato dos Vigilantes e Seguranças de Goiânia (Sindvig), Esli Feitosa; a presidente da Associação dos Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares de Goiânia, Daniela da Gilca; o presidente da Empresa de Gestão de Segurança Integrada, Wellington Mendes Mesquita; e o filiado ao Sindvig, Edson da Silva Santos.

Após a execução do Hino Nacional, Talles Barreto saudou a categoria e lembrou do quanto o trabalho das duas classes é fundamental em todos os tempos, e mais ainda na época da pandemia de covid-19. Segundo o parlamentar, o evento é um justo reconhecimento ao trabalho daqueles que são um braço direito das forças de segurança do Estado, trabalhando lado ao lado com as entidades públicas.

Em prol do bem comum

“Por longas horas saem de casa, sem a certeza do retorno, arriscando suas vidas, de igual forma em prol do bem comum. Devemos reforçar o papel social dos profissionais de segurança privada, atuando de forma complementar a de segurança pública. Afinal, não podemos negar a importância do segmento e os perigos a que estão suscetíveis, no cotidiano”, disse Talles Barreto.

O deputado citou o constante crescimento da categoria em todo o país, na luta contra a criminalidade. E disse ainda acreditar que esse modelo de vigilância só tende a evoluir, tornando-se cada vez mais abrangente e eficaz. “Pelo apoio e como forma de reconhecimento, por contribuírem e representarem tanto a nossa sociedade, nos sentimos honrados em proporcionar essa homenagem àqueles que tanto trabalham em prol da coletividade."

Em seguida, os Certificados de Mérito Legislativo foram entregues aos homenageados da noite.

Discursando em nome dos profissionais, a vigilante Elisdete de Paiva Alves disse que a homenagem é de extrema importância, já que a classe ainda é muito desunida. Ela agradeceu a iniciativa, que representa o reconhecimento à categoria.

Elisdete corroborou a afirmação do deputado de que a classe complementa a atuação da segurança pública, mas lembrou que a categoria é mal vista por agentes da própria segurança pública. “Enquanto todos dormem, enquanto os empresários estão em casa, os vigilantes estão lá, se dedicando à segurança de todos, do patrimônio. Então, é uma classe que merece mais valorização. Mas isso aos poucos vai acontecendo.”

Por fim, a homenageada solicitou apoio do parlamentar para a questão da revisão do piso salarial da categoria no estado, que segundo ela, em Goiás, ainda está em um valor abaixo do razoável.  

Proteção

A conselheira tutelar Daniela da Gilca afirmou que Talles Barreto não apenas está reconhecendo o valor, mas que buscou conhecer a atuação da categoria. Ela ressaltou que as categorias foram fundamentais na proteção das crianças no episódio recente das ameaças às escolas, feitas via internet. “No momento mais difícil para mim, como mãe, vocês fizeram a diferença”, afirmou.

Em seguida, foi a vez do presidente do Sindicato dos Vigilantes e Seguranças de Goiânia (Sindvig), Esli Feitosa, fazer uso da palavra. Ele citou como um marco da relevância da categoria o tamanho do efetivo, que hoje, afirmou, é maior que o contingente da Polícia Militar. Feitosa chamou a atenção para a observação feita pela colega que discursou pela categoria, de que os profissionais são desunidos. E argumentou que o fortalecimento da classe depende de uma entidade representativa forte.

“O sindicato se disponibiliza a esses trabalhadores, para que estejamos juntos e, unidos, levantemos essa bandeira. O reconhecimento da categoria se dá não só por esses que representam uma entidade, mas através de cada um de vocês, a participação é importante”, ressaltou o sindicalista.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.