Coronel Adailton comanda sessão em homenagem ao Dia do Pastor, com entrega de Certificado do Mérito Legislativo

03 de Agosto de 2023 às 07:00
Crédito: Will Rosa
Coronel Adailton comanda sessão  em homenagem ao  Dia do Pastor, com entrega de Certificado do Mérito Legislativo
Sessão solene extraordinária em comemoração ao Dia Estadual do Pastor e de entrega de Certificado do Mérito Legislativo

O Dia do Pastor foi comemorado em sessão solene na noite dessa quarta-feira, 2, no plenário do Palácio Maguito. Na solenidade, 62 pastores goianos também foram agraciados com o Certificado de Mérito Legislativo. A homenagem foi uma iniciativa do deputado Coronel Adailton (Solidariedade).

A Casa de Leis ficou cheia na homenagem aos pastores goianos. Representantes de várias denominações evangélicas se fizeram presentes na sessão solene, prestigiando os líderes religiosos.

Além do autor da proposta, os deputados Ricardo Quirino (Republicanos) e Cairo Salim (PSD) também marcaram presença e compuseram a Mesa Diretiva, junto com outros homenageados da noite. Ainda estiveram presentes na sessão, representando o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), o assessor pessoal e pastor Lourenço de Morais e o vereador por Goiânia Wilson Pereira, que também é pastor e, na solenidade, representou a Câmara Municipal.

O pastor Cícero Oliveira Porto foi convidado a fazer uma oração para abençoar os trabalhos da noite. Em seguida, a apóstola Márcia Guerreiro foi chamada para tocar o Shofar, um instrumento considerado sagrado na tradição judaica.

Em seu discurso, o autor da propositura, afirmou que uma das maiores satisfações em exercer um mandato parlamentar está em ajudar os goianos. E foi nesse sentido que acatou a sugestão de homenagear as pessoas que dedicam suas vidas a cuidar de outras vidas. “E o que eu preciso aqui hoje, além de oferecer essa singela homenagem dos 41 deputados da Assembleia Legislativa, aqui representados, é contar com cada um em todos os seus momentos de oração, lembrarem-se dos políticos brasileiros. Mas hoje, muito especialmente nesta Casa, lembrarem-se dos 41 deputados estaduais. Nós todos, 100% dos deputados, estamos aqui com a intenção mais pura de ajudar, cada vez mais e melhor o povo goiano. E nós que estamos nesse Plenário hoje, temos a plena convicção de que só seremos melhores ou estaremos melhores conosco mesmo se a gente puder ajudar as outras pessoas”, sublinhou.

E ressaltou que a homenagem não é pessoal, mas sim, de toda a Assembleia Legislativa de Goiás às pessoas que merecem ser celebradas pelas atividades que desempenham em prol de todo povo goiano.

Por fim, o parlamentar colocou a Casa à disposição dos pastores. “Contem com o Poder Legislativo do Estado de Goiás para cuidar mais e melhor das pessoas”, afirmou.

Após usar a palavra, Coronel Adailton, juntamente com os outros deputados, entregou o Certificado do Mérito Legislativo aos 62 líderes religiosos de diferentes denominações.

A solenidade contou ainda com apresentações musicais. A primeira exibição foi do pastor José Luiz, que, ao violão, executou a música “A  Vitória”.  Em seguida, os pastores Lilian Divina Cavalcante e Edmar Antônio apresentaram a canção “Orai”.

Falando em nome dos homenageados, o pastor André Luiz Gomes Schroder lembrou que a essência do sacerdócio do pastor é proclamar a palavra de Deus, mas para que exercitar esse pastoreio, é preciso fazer com que o compromisso com Deus seja também um compromisso de amor para com o próximo. “Ao ter esse exercício de amor para com o próximo, o pastor socorre angustiados, os feridos de alma, ele visita doentes, ele leva alento àqueles que estão passando por tribulações, por doenças. Ele visita encarcerados, mesmo aqueles que parecem indignos perante à sociedade, são alvos do cuidado e do zelo de um pastor, porque ele não olha para o erro cometido, ele olha para a pessoa que também pode receber o perdão do nosso Deus.”

Ele citou um grande número de obras assistenciais feitas por pastores,  no cuidado espiritual e também no material, tudo feito em nome do amor.

Por tudo isso, ele disse acreditar que a homenagem da noite é mais que justa. E agradeceu a iniciativa vinda de um homem “usado por Deus”.

Schroder afirmou que tem acompanhado o trabalho feito pelo parlamentar, no sentido de garantir os direitos do cidadão. “Ele procura sempre propor leis pautadas pela equidade de justiça, tanto individual, como social. Procura em suas leis o zelo pelos valores sociais e pelos valores da família, algo que tem sido tão atacado e que nós precisamos preservar. Procura também zelar pela liberdade religiosa e de crença. Procura fazer a diminuição das diferenças sociais, com a destinação de emendas para as áreas sociais, para atender a saúde. Com isso, deputado, as suas ações têm atingido todos os goianos e, de forma equilibrada, justa, da forma que esperamos realmente das ações de um parlamentar”, destacou.

A sessão solene foi encerrada com a tradicional foto do propositor, juntamente com todos os homenageados.

A homenagem

Reconhecidos como líderes ou conselheiros espirituais, os pastores conduzem os cultos e outras cerimônias religiosas. Uma de suas principais atribuições é servir como fonte de encorajamento ajudando aos fiéis na superação das diversidades da vida. A homenagem, na Assembleia Legislativa de Goiás, é uma forma de destacar a importância desses indivíduos para a sociedade e agradecer pelos esforços dedicados à propagação da fé.

O Dia Estadual do Pastor foi instituído pela Lei nº 19.681, de 13 de junho de 2017 e é comemorado, anualmente, no segundo domingo de julho.

Agência Assembleia de Notícias