Posse do ministro do Turismo

04 de Agosto de 2023 às 07:10
Crédito: Will Rosa
Posse do ministro do Turismo
Cerimônia de posse do ministro de Estado do Turismo.
Deputado Coronel Adailton representou a Alego na posse de Celso Sabino, em Brasília, nessa 5ª-feira. Depois, Adailton participou de reunião na sede Unale, também na Capital Federal.

O deputado Coronel Adailton (Solidariedade), presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), participou nessa quinta-feira, 3, da posse do deputado federal Celso Sabino (UB-PA) como ministro do Turismo, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. O novo ministro substituiu Daniela Carneiro (UB-RJ), que reassumiu o mandato de deputada federal.

Na cerimônia, Coronel Adailton falou sobre a satisfação em poder cooperar com o fomento do turismo aos goianos. “Estamos buscando apoio do governo federal em todas as nossas áreas para o desenvolvimento do turismo de Goiás, em parceria com a Goiás Turismo e com o governador Ronaldo Caiado (UB). Nós precisamos alavancar cada vez mais essa atividade que gera emprego, gera renda e gera qualidade de vida”, afirmou o parlamentar.

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, disse que já esteve em reunião com o ministro, com o intuito de angariar recursos para Goiás. “A gente fica feliz de ter um técnico e ao mesmo tempo um homem com grande articulação política junto ao presidente da República. Nós já falamos de orçamento inclusive para o estado de Goiás.”

No discurso de posse, o ministro disse que terá entre suas metas ampliar a participação do turismo no Produto Interno Bruto (PIB) e o número anual de visitantes estrangeiros ao Brasil, que está na faixa de 6,3 milhões, segundo dados de 2019.

"Presidente, é uma honra para mim, minha família e meu estado do Pará estarmos assumindo compromisso que o senhor passou de fazer do turismo uma ferramenta de desenvolvimento sustentável, que ajude a melhorar nossa economia e a melhorar a qualidade de vida do nosso povo. É um desafio que aceito com determinação e humildade, mas com muita confiança”, afirmou o ministro ao agradecer ao presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT).

Ainda no discurso, o ministro citou a ampliação da conectividade entre as companhias aéreas no país, os investimentos em novos produtos e destinos turísticos, campanhas digitais, qualificação da mão de obra e a melhoria da segurança turística. Ele também comentou sobre a redução dos preços das passagens aéreas e hospedagem.

Unale

Com o fim do recesso parlamentar, Coronel Adailton representou o Poder Legislativo no primeiro encontro referente a abertura dos trabalhos parlamentares do segundo semestre da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A reunião se deu na sede da Unale, em Brasília.

Adailton ressaltou a troca de conhecimento entre os pares para fortalecer o desempenho das leis pelo Brasil. “O intuito é buscar o intercâmbio de conhecimentos entre as assembleia legislativas. Essa troca de informações e de conhecimentos eleva muito o nível das leis e dos projetos apresentados nas assembleias legislativas de todo o País.”

A presidente da Unale, Ivana Bastos (PSD-BA), discorreu sobre o trabalho em prol dos parlamentares. “A Unale é a entidade que representa os 1.054 deputados estaduais de todo o país. Nós representamos também as 27 Assembleias Legislativas. Nós temos pautas como o fundo partidário para deputado estadual, a gente briga pelas nossas prerrogativas. Nossa intenção também é compartilhar conhecimentos com o banco de mais de 12 mil leis, pelo qual podemos compartilhar essas leis.”

Uma das principais pautas do encontro foi definir o estado sede do maior encontro de legisladores da América Latina. Com 14 votos a nove, foi eleito o estado do Ceará para sediar a 26ª Conferência Nacional da Unale.

Estiveram presentes na reunião, de forma presencial e online, parlamentares de 23 Estados, dentre eles os presidentes do Legislativo do Rio Grande do Sul (Alers), Vilmar Zanchin (RS), do Matro Grosso (Alemt), Eduardo Botelho, e os deputados Diogo Moraes (PE), Edna Auzier (AP), Wellington do Curso (MA), Camila Toscano (PB), Georgeo Passos (SE), Gabriel Picanço (RR), Adjuto Afonso (AM), João Luiz (AM), Sérgio Aguiar (CE), Gessivaldo Isaías (PI), Valdemar Júnior (TO), Dirceu Ten Carten (PA), Silvana Covatti (RS), Fagner Calegário (AC), Jory Oeiras (AP), Samuel Carvalho (SE), Coronel Adailton (GO), Zé Laviola (MG), Tia Ju (RJ), Antônia Sales (AC), Catarina Guerra (RR), Célia Jordão (RJ), Gustavo Carvalho (RN), Anibelli Neto (PR), Lidio Lopes (MS), Henrique Queiroz (PE), Comandante Dan (AM), Ivan Naatz (SC), Alessandra Campelo (AM) e o secretário de Estado da Agricultura do Acre, José Luis Tchê (AC).

Agência Assembleia de Notícias