Ícone alego digital Ícone alego digital

Por iniciativa do Delegado Eduardo Prado, Alego homenageou os professores de carreiras jurídicas, nesta 6ª-feira, 11

11 de Agosto de 2023 às 13:35
Crédito: Denise Xavier
Por iniciativa do Delegado Eduardo Prado, Alego homenageou os professores de carreiras jurídicas, nesta 6ª-feira, 11
Sessão solene em homenagem aos professores de carreiras jurídicas e entrega de Certificado do Mérito Legislativo

Por iniciativa do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou sessão solene em homenagem aos professores de carreiras jurídicas, com a entrega de Certificado do Mérito Legislativo. O evento teve lugar no Plenário Iris Rezende, na manhã desta sexta-feira, 11.

Além do parlamentar, participaram da mesa da solenidade: desembargador José Carlos De Oliveira; promotor de Justiça e secretário-geral do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Carlos Vinícius Alves Ribeiro; juíza de direito da Comarca de Caldas Novas, Vaneska da Silva Baruki; promotor de justiça e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), Jales Guedes; juiz de direito Tiago Luiz De Deus Costa Bentes; e gerente de Inteligência de Sinais e laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro, delegado  de polícia Vytautas Fabiano Silva Zumas.

Em seu discurso da tribuna, Prado ressaltou que é um defensor da educação. “Ela é o alicerce para a transformação de uma realidade social, e vocês fazem parte dessa realidade, vocês transformam vidas e sonhos.” O deputado afirmou ser muito criterioso nas sessões na qual presta homenagens, mas que essa era mais que merecida. “Quem dera a sociedade rendesse todas as homenagens, honras e méritos devidos aos professores.”

Prado explanou que quem ensina paga um alto preço de dedicação, disse que o professor é o maior aprendiz e reforçou a relevância do profissional no processo de formação do direito, no despertar da consciência crítica e na busca pela justiça a partir da aplicação das leis na defesa da democracia.

Para concluir, o parlamentar declarou que com as ações diárias e corriqueiras que se constrói futuros brilhantes e mais justos para todos. Ele citou a poetisa goiana Cora Coralina, que captou a essência que queria expressar nesta manhã. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. O saber se aprende com os mestres e livros. A sabedoria, com o corriqueiro, com a vida e com os humildes. O que importa na vida não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, sempre se terá o que colher.”

 

Representantes da carreira jurídica

 

O juiz de direito Tiago Luiz de Deus Costa Bentes destacou a missão que os professores da área têm com seus alunos. Após agradecer sua família pelo apoio, Bentes afirmou que o professor de carreira jurídica tem a missão de guiar os seus alunos não apenas pelo labirinto de leis e doutrinas e jurisprudência, mas, também, pelos complexos corredores da ética e caráter e do compromisso com a justiça. “Somos os guardiões dos valores e dos princípios que sustentam a nossa sociedade.”

 

O secretário-geral do CNMP, Carlos Vinícius Alves Ribeiro, discursou em nome dos homenageados e afirmou que a honraria proposta por Eduardo Prado demonstra o zelo que a Alego tem para com aqueles que se dedicam a ensinar direito. O magistrado explanou que um professor de direito não forma apenas profissionais em leis, formam estadistas, pensadores e humanistas. ”Formamos cabeça e coração, recordando Nelson Mandella: uma boa cabeça e um bom coração são uma formidável combinação”, citou.

Ele concluiu lembrando que sempre repete aos alunos para cumprirem a lei, ouvir todos os envolvidos, fazerem o bem, sem presunção e arrogância. “Não desconsiderem o outro, a verdade não tem dono, essa é a trilha mais provável para se chegar a justiça”, arrematou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.