Ícone alego digital Ícone alego digital

Dra. Zeli solicita que festa religiosa em Valparaíso seja reconhecida como patrimônio imaterial

25 de Agosto de 2023 às 12:07

Tramita na Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJ) o projeto n° 1581/23 de autoria da deputada Dra. Zeli (UB), que propõe reconhecer como Patrimônio Imaterial Goiano a festa em honra a São Francisco de Assis, realizada durante a primeira semana do mês de outubro, anualmente, em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal.

A festa é reconhecida pela Igreja Católica desde 1998 e caminha para o seu jubileu de 25 anos. O evento é emblemático e simbólico no município. “A cultura do meu município é muito rica, e eu entendo que valorizar as festividades locais é uma forma de reconhecer e preservar as tradições valparaisenses para todo o sempre”, justifica a parlamentar.

O ato é símbolo cultural e religioso para a cidade. Os festejos contam com a folia de rua, alvorada festiva, leilão de gado, procissão, queima de fogueira, romaria, desfile de carros de boi, batizados, distribuição dos pãezinhos de Santo Antônio e missa campal todos os dias no santuário situado na região central do município.

De acordo com a proposta, a celebração é uma tradição antiga e deve ser preservada. “A festa é marcada pelo costume familiar. Ela vem se perpetuando de geração para geração, através das famílias tradicionais da cidade e da gente simples que segue os passos dos seus antepassados, não deixando a cultura e a tradição de fé da cidade acabar”, justifica a legisladora.

A proposta está sob relatoria do deputado Issy Quinan (MDB) na CCJ. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.