Aprovada matéria que fomenta práticas mais sustentáveis na agricultura de Goiás

O deputado e presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, Karlos Cabral (PSB), comandou o encontro parlamentar desta terça-feira, 22. A reunião foi realizada na sala das comissões do Palácio Maguito Vilela, sede do Poder Legislativo goiano. Apenas uma matéria passou pelo crivo dos presentes. Trata-se do texto n° 184/23.
De autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), a matéria institui a Política Estadual de Fomento à Nova Agricultura no Estado de Goiás. O relatório, assinado pelo deputado Paulo Cezar (PL), foi pela aprovação da iniciativa. O parecer terminou acatado por unanimidade, e o processo seguirá, agora, para análise do Plenário.
O autor do projeto argumenta que o objetivo da matéria é promover a transição para sistemas de produção agrícola mais sustentáveis e eficientes, por meio da valorização de formas alternativas, como a agroecologia, a produção orgânica, a agricultura familiar, a agrofloresta, a utilização de energias renováveis e outras práticas que respeitem o meio ambiente e as comunidades locais.
A proposta também prevê a promoção da agricultura familiar, que é uma forma de produção conduzida pelo núcleo familiar, com o objetivo de produzir alimentos de qualidade e garantir a renda da família. O parlamentar argumenta que a modalidade é uma forma de promover a justiça social no campo, garantindo o acesso à terra e aos recursos naturais para as comunidades locais.
“A Política Estadual de Fomento à Nova Agricultura tem o objetivo de tornar a produção agrícola mais sustentável e eficiente, garantindo a produção de alimentos de qualidade e a preservação do meio ambiente”, justifica. Após a apreciação do único processo constante na pauta, Cabral declarou encerrado o encontro parlamentar.