Dentro do Setembro Amarelo, Alego realiza audiência pública sobre saúde mental nesta 5ª-feira
Presidida pelo deputado Cristiano Galindo (Solidariedade), a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Alego vai realizar audiência pública com o tema “Setembro Amarelo: direito humano à saúde mental”. O evento terá lugar na sala das comissões do Palácio Maguito Vilela, nesta quinta-feira, 21, às 9 horas.
Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil, em 2015, e que visa conscientizar às pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.
A prevenção do suicídio não se limita à rede de saúde, mas deve ir além dela, sendo necessária a existência de medidas em diversos âmbitos na sociedade, que poderão colaborar para a diminuição das taxas de suicídio. A prevenção deve ser também um movimento que leve em consideração os aspectos biológico, psicológico, político, social e cultural, no qual o indivíduo é considerado como um todo em sua complexidade.
No encontro, estarão presentes o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alego, deputado Cristiano Galindo (Solidariedade); o conselheiro presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia de Goiás (CRP09), Wadson Arantes Gama; e a gerente de Saúde Mental da Secretária de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), Nathalia dos Santos Silva.
De acordo com Galindo, o debate pretende colocar em perspectiva a importância de perceber a saúde mental como um direito humano, no contexto do Setembro Amarelo.
A realização de audiências públicas tem o objetivo regimental das comissões parlamentares tratarem de temas ligados à sua competência ou área de atuação, estimulando o democrático diálogo com representantes de entidades de organizações da sociedade civil e a sociedade em geral.