Ícone alego digital Ícone alego digital

Cinema goiano de média metragem é atração da semana na programação cultural da Assembleia Legislativa

20 de Setembro de 2023 às 07:00
Crédito: Sérgio Rocha
Cinema goiano de média metragem é atração da semana na programação cultural da Assembleia Legislativa
Exibição do filme X9

Duas produções da Weston Filmes foram exibidas na noite dessa terça-feira, 19, no auditório do Palácio Maguito Vilela. O média-metragem “X-9”, do diretor Absair Weston, teve sua pré-estreia na exibição.

Casa cheia para conferir o lançamento do filme, rodado na cidade de Anápolis, com equipe 100% voluntária. Na plateia, servidores da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), estudantes de cinema, além das equipes técnicas e do elenco, que vieram prestigiar a avant première.

Antes da produção principal, houve a exibição do curta “Tempo de Tomás”, dirigido por Jackeline Weston, que também é roteirista de “X-9”. O roteiro de “Tempo de Tomás” já foi premiado em diversos festivais de cinema e o filme foi licenciado pelo Sesc Cultural para exibição na plataforma digital da instituição.

Em seguida, foi exibido “X-9”, um thriller policial, dirigido pelo roteirista, diretor e produtor de cinema Absair Weston de Oliveira Moraes, goiano de Anápolis. O filme é conduzido pela atuação de uma dupla de policiais corruptos, que, flagrados em uma ação criminosa, vão fazer de tudo para eliminar o misterioso X9.

O diretor

Absair Weston já contabiliza mais de 25 filmes produzidos, entre curtas e médias-metragens. No ano de 2012, roteirizou e dirigiu o filme de ficção-científica "Íris", ganhador em 2013 do prêmio de melhor roteiro no Festival de Cinema de Anápolis. Weston coleciona vários outros prêmios em festivais especializados.

Além de Jackelyne, que assina o roteiro, a produção também tem a participação de outra filha de Absair, Priscila Weston, que é responsável pela música do filme.

Essa é a segunda vez que Absair Weston exibe seus filmes no espaço cultural da Assembleia Legislativa. No mês passado, as produções "João de Barro - Arrastado Pelo Destino" e "Paris sem Luz – Os Olhos do Pavão" foram apresentadas no projeto cultural da Casa.

Para o diretor, o espaço oferecido pela Alego tem sido uma grande oportunidade de divulgar o cinema feito em Goiás. “Nós estamos precisando de muitos espaços como esse, muitas portas abrirem para gente. Nós estávamos até pensando em como incentivar a ter mais lugares para exibir. E essa oportunidade aqui para nós está sendo maravilhosa. Eu quero agradecer muito à Alego, porque nós precisamos de mais espaços como esse para que a gente possa apresentar nosso trabalho”, enfatizou.

Após agradecer ao diretor e à produção, a gestora de atividade culturais da Alego, Ana Rita, disse da satisfação em receber as mais diversas manifestações artísticas na Casa. E colocou o espaço à disposição do diretor: “Esperamos contar com você em outros momentos, com outras exibições”.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.