Gerontóloga se posiciona favorável pela criação do Conselho Federal de Proteção à Pessoa Idosa
A gerontóloga Maria Luiza Brandão Lobo participa da audiência pública promovida pela Comissão de Atenção à Pessoa Idosa para debater o projeto de lei do deputado federal Luciano Ducci (PSB-PR), que cria o Conselho Nacional de Proteção à Pessoa Idosa. Ela, de início, já se posicionou favorável à aprovação do projeto.
A profissional afirmou que ao observar a verdadeira realidade do idoso no Brasil, logo se encontram várias dificuldades. “Nem todas as cidades de Goiás têm o Conselho Municipal do Idoso, verbas municipais destinadas à proteção desse grupo ou a efetiva garantia do que está posto no Estatuto da Pessoa Idosa. Nós temos que lutar pela garantia de direitos dessas pessoas, que estão desprovidas dos cuidados familiares e do poder público. Sou muito favorável à criação do Conselho de Proteção à Pessoa Idosa”, declarou.
Ela fez contribuições ao projeto de lei e apontou que é essencial a experiência profissional de atuação com pessoas idosas para ser indicado ao conselho. Assim, a gerontóloga recomendou que o texto seja mais específico ao definir os mecanismos ou editais que normatizem de maneira coerente, a fim de garantir efetivamente os direitos dos idosos.