Ícone alego digital Ícone alego digital

Primeira sugestão do app “Deputados Aqui” propõe selo a empresas comprometidas no combate à fome

20 de Setembro de 2023 às 11:05

Por meio do aplicativo "Deputados Aqui", os alunos da graduação do Curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) enviaram sugestão de projeto de lei à Casa Legislativa para alterar a Lei nº 21.518, de 26 de julho de 2022, que expõe sobre a Política Estadual de Redução do Desperdício de Alimentos, para estabelecer critérios e parâmetros de entrega do selo “Empresa Consciente e Parceira no Combate à Fome e ao Desperdício de Alimentos”. A matéria foi apresentada, preliminarmente, pelo presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), e, posteriormente encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), sob o nº 2607/23

Trata-se de projeto de lei que prevê a concessão de selo de reconhecimento às empresas que promovam práticas de combate à fome, redução ao desperdício de alimentos e da segurança alimentar, por meio da realização de campanhas educativas e doações regulares às instituições de caridade, a grupos em situação de vulnerabilidade ou a bancos de alimentos. A promoção da segurança alimentar e a redução do desperdício de alimentos estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em particular o ODS 2 (Fome Zero) e o ODS 12 (Consumo e Produção Sustentáveis). 

A proposta do selo é anual, com validade de quatro anos, podendo ser renovado, entregue em sessão pública solene a ser realizada na Casa, para oficializar o reconhecimento às empresas que comprovem o cumprimento dos critérios dispostos no projeto de lei e, também, a fim de dar exemplo a outras a adotarem as mesmas práticas e ações para o combate à fome. 

Em contrapartida, a empresa que receber o selo poderá utilizá-lo em peças publicitárias e propagandas, demonstrando seu comprometimento com a sociedade. Certamente, haverá um aumento significativo da confiança do consumidor pela marca, servindo de inspiração para que outras organizações civis ou instituições se conscientizem.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.