Ícone alego digital Ícone alego digital

Governadoria veta 2 dispositivos da Política de Incentivo ao Comércio Varejista

28 de Setembro de 2023 às 09:05

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) recebeu o veto parcial da Governadoria, na proposição 1917/23, impedindo dois dispositivos da Política Estadual de Incentivo ao Comércio Varejista. A matéria original foi proposta pelo deputado Virmondes Cruvinel (UB) e tramitou na Casa de Leis sob o processo 4702/20. Na justificativa do veto parcial, a Secretaria de Estado da Economia coloca argumentos de sua Superintendência de Orçamento e da Gerência de Normas Tributárias.

O primeiro trecho vetado é o inciso IV do art. 2°, que trata das diretrizes da referida proposta legislativa. O inciso derrubado pelo veto pretendia estimular a concessão de incentivos fiscais aos comerciários. Na visão da Governadoria e em referência à Lei de Responsabilidade Fiscal, ainda que genérica, tal previsão prejudica o atendimento às condições para a concessão de benefício fiscal em momento futuro, o que tornaria o dispositivo ineficaz. Outro argumento para tal decisão foi o Regime de Recuperação Fiscal (LC 158/17), que impede a concessão, a prorrogação, a renovação ou a ampliação de incentivo ou benefício tributário que decorra de renúncia de receita.

Já em relação ao artigo 3°, que vinculava as dotações orçamentárias para a medida, foi vetado por não se enquadrar na previsão da Lei Orçamentária Anual (LOA). A Governadoria alegou que a referida compensação de proposições de iniciativa parlamentar, em casos para atender à expansão das despesas de caráter continuado e renúncia de receitas, não se adequa aos normativos vigentes, impedindo, portanto, a publicação do artigo.

A matéria tramita na Alego na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). O veto parcial será analisado pelo colegiado antes de ir ao Plenário, onde poderá ser acatado ou derrubado pelos parlamentares.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.