Agentes de trânsito foram homenageados na Assembleia Legislativa, por proposta do deputado Virmondes Cruvinel

Por proposta do deputado Virmondes Cruvinel (UB), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) homenageou agentes de trânsito na noite dessa segunda-feira, 2. Na sessão, em razão do Dia do Agente do Trânsito, 105 profissionais da categoria receberam o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao Estado. Em Goiânia, a categoria teve ainda mais um motivo para comemorar: os 25 anos de criação dos agentes de trânsito.
O auditório 2 do Palácio Maguito Vilela ficou lotado para o evento, que reuniu servidores das cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Trindade, Anápolis, Caldas Novas e Rio Verde. O congraçamento foi prestigiado pelo vereador por Goiânia Marlon Teixeira (Cidadania), pela gerente de educação para o trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) de Goiânia Mariuza Cardoso, o presidente e a vice-presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito de Goiânia (Sinatran), Valdeci Campos Neves e Fabiana das Graças Nunes, respectivamente.
Segundo Cruvinel, a melhoria das cidades e da vida das pessoas nas cidades é uma das pautas sempre presentes no seu trabalho legislativo. Para ele, nesse sentido, a valorização do servidor público é um dos aspectos a serem levados em conta, já que o atendimento ao público de forma eficiente é uma das características das cidades modernas.
Além disso, ele entende que a mobilidade urbana também é um dos aspectos mais importantes da convivência na urbe. “Um tema sempre muito premente, essa discussão passa por discussões ligadas ao aspecto de todas as formas de acesso do cidadão às cidades. E esse acesso se dá aí através da caminhada a pé, a faixa de pedestres, a discussão do transporte público em massa, pensando também nas outras formas de modais, as motocicletas, o transporte elétrico. Então todos esses aspectos dizem respeito à necessidade de pensarmos como pode ser feito melhor”, disse.
O legislador pontuou que a homenagem aos agentes de trânsito vem nessa direção, porque são servidores que, a qualquer hora do dia e da noite, garantem a segurança no trânsito das cidades. “Com esse reconhecimento aos agentes de trânsito, a gente está dedicando esse momento a isso. Um espaço em que pautas legislativas também acontecem, através inclusive de um diálogo com a representação classista. Nós fizemos uma agenda com o presidente Bruno Peixoto, tem a discussão de uma PEC (proposta de emenda constitucional) no âmbito estadual, no sentido de fortalecer a pauta dos colegas. E também acompanhando esse cenário no âmbito nacional.”
O vereador Marlon Teixeira parabenizou o trabalho da categoria e a iniciativa da homenagem, que, segundo afirmou, é a primeira feita pela Casa aos agentes. “Todo reconhecimento é muito importante. Então fica aqui uma palavra de reconhecimento pelo trabalho que vocês fazem por nossa amada Goiânia. E vocês precisam ter cada vez mais reconhecimento, cada vez mais ter treinamento, estrutura. E podem ter certeza que aqui vocês têm um amigo.”
O presidente do Sinatran, Valdeci Campos Neves, afirmou que a PEC citada pelo deputado trata do reconhecimento dos agentes como atividade de segurança viária e policiamento de trânsito na Constituição estadual. Segundo ele, Goiás está atrasado nessa demanda, já que a maioria das unidades da federação já fez reconhecimento. “Precisamos disso, porque dessa conquista virão novas conquistas”, alegou.
O sindicalista lembrou que, em Goiânia, uma grande vitória da categoria foi a aprovação do Adicional da Otimização do Trânsito (AOT), que significou o reconhecimento da profissionalização do agente. “Isso não é só uma produtividade, é o reconhecimento de todas as nossas atividades, que vem, detalhadamente, mostrando as nossas pontuações e isso justifica a valorização que nós temos hoje.”
Discursando em nome dos homenageados, a gerente de educação para o trânsito da SMM, Mariuza Cardoso, disse que a homenagem tem um grande significado, porque se entende que a Casa está abrindo as portas para a categoria. Cardoso lembrou as dificuldades enfrentadas nesses 25 anos. E afirmou que os agentes vão continuar contando com o Legislativo. “Muito obrigada a todos que estão aqui. E nós vamos continuar aqui batendo nas portas dos gabinetes de vocês”, finalizou.
A atividade
Entre as atividades desenvolvidas pelos agentes de trânsito, destacam-se a fiscalização e controle operacional de pontos de circulação. Eles também atuam na sinalização de emergências e medidas de reorientação de tráfego em casos de acidente, alagamentos, modificações temporárias ou qualquer outro fator que acarrete em obstrução de determinada via. Além disso, oferecem suporte em casos de acidente e também fiscalizam o cumprimento das leis de trânsito por parte dos condutores.