A tradicional Festa do Galho, de Aragoiânia, pode virar Patrimônio Imaterial de Goiás
O Plenário aprovou, em primeira discussão e votação, durante a Ordem do Dia, desta terça-feira, 3, o projeto de lei nº 453/23, do deputado Virmondes Cruvinel (UB), que propõe o reconhecimento da Festa do Galho como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiás. O evento é realizado de forma anual no município de Aragoiânia e o tributo se dá, de acordo com justificativa da propositura, em função da tradição da festividade.
“A Festa do Galho é realizada anualmente há décadas, sempre no segundo domingo do mês de março, em louvor a São Sebastião, tratando-se, portanto, de tradicional e notável manifestação religiosa, cultural, gastronômica, de lazer e entretenimento do povo aragoianiense e das comunidades dos municípios contíguos”, esclareceu o propositor da matéria.
Como justificativa da propositura, Cruvinel destacou ser competência da União, dos estados e do Distrito Federal legislar concorrentemente sobre educação, cultura, ensino, desporto, ciência, tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação.