Ícone alego digital Ícone alego digital

Aprovado, em 1ª votação, projeto que inclui as Cavalhadas da cidade de Goiás no calendário Cultural do Estado

03 de Outubro de 2023 às 16:30

O deputado Amauri Ribeiro (UB) é autor do projeto de nº 1011/23, que inclui as tradicionais Cavalhadas da cidade de Goiás no calendário Cívico, Cultural e Turístico no Estado. A matéria foi aprovada, em primeira discussão e votação, na Ordem do Dia da sessão ordinária, desta terça-feira, 3, realizada no Plenário Iris Rezende. 

As cavalhadas são celebrações inspiradas nas heranças culturais de Portugal e da Espanha na Idade Média. Elas começaram a ser representadas no Brasil no século XVI. Em Goiás, o primeiro registro de apresentação foi em 1816, na cidade de Santa Cruz de Goiás. A festa une religiosidade, fé, cultura, turismo, economia e valorização do patrimônio imaterial do Estado, mobilizando os moradores locais e visitantes.

Em sua justificativa, o deputado ressalta que as cavalhadas movimentam a economia do Estado e o turismo nas cidades em que são realizadas. E as Cavalhadas da cidade de Goiás não são diferente, tradicionalmente são esperadas por todos e fazem parte do acervo cultural do estado.

As tradicionais Cavalhadas da cidade de Goiás, antigo arraial de Sant'Ana e Vila boa de Goyaz, foram realizadas pela primeira vez, em 1820, durante as festividades do Divino Espírito Santo. As encenações foram realizadas até o final da década de 1920 e houve uma tentativa de retorno no final da década de 1940 por fazendeiros e devotos do Divino Espírito Santo. 

Com a retomada das principais festividades nos anos 1980 e 1990, com a criação do Circuito das Cavalhadas e o fortalecimento histórico dos municípios que realizam esse evento desde o século XIX, familiares e historiadores da cidade de Goiás se uniram à Prefeitura e o Governo estadual, para retomar as festividades no ano de Cora Coralina, em 2020. 

Com a pandemia, o evento não foi realizado em 2020 e 2021, e o resgate das cavalhadas no município foi oficialmente realizado, em 2022, no dia 12 de outubro, em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, e entrou definitivamente no Circuito das Cavalhadas do Governo Estadual.

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.