Ícone alego digital Ícone alego digital

Presidente da Alego, Bruno Peixoto, apoia candidatura do escritor Gabriel Nascente para a Academia Brasileira de Letras

04 de Outubro de 2023 às 09:10
Crédito:
Presidente da Alego, Bruno Peixoto, apoia candidatura do escritor Gabriel Nascente para a Academia Brasileira de Letras

Reconhecendo a importância e o valor da cultura goiana, sobretudo da literatura, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), declarou apoio ao poeta goiano Gabriel Nascente, que disputará a Cadeira nº 5 da Academia Brasileira de Letras (ABL). O escritor almeja ocupar o lugar do acadêmico, cientista político e professor José Murilo de Carvalho, que faleceu no dia 13 de setembro.

Com mais de 60 livros publicados e membro atuante da Academia Goiana de Letras, ocupando a Cadeira nº 40, o renomado poeta, que também é vencedor de importantes prêmios literários, como o Prêmio Nacional de Poesia da ABL em 2014 com a obra “A biografia da Cinza”, encaminhou sua carta de candidatura à Academia e, agora trabalha pela conquista de votos. Para o chefe do Poder Legislativo, um nome altamente talentoso, reconhecido e que merece, sem dúvidas, ocupar a vaga. 

“Gabriel Nascente coleciona, em seus mais de 50 anos de trajetória literária, grandes e importantes obras, sendo o poeta que mais publicou em nosso estado. Ele, com todo o seu talento, maestria, amor e dedicação pela arte da palavra, merece, sem dúvidas, ocupar uma cadeira na ABL. Com certeza, será um feito histórico para Goiás e uma honra para todos nós, goianos”, declarou Bruno Peixoto.

Trajetória

Natural de Goiânia, o jornalista Gabriel Nascente foi editor de diversas revistas e jornais da capital. Atuou como âncora editorial do suplemento literário ‘Leia’, do “Diário da Manhã” e escreveu, durante anos, crônicas para o jornal “O Popular”. O poeta também morou em São Paulo, publicou trabalhos no Chile, entre eles “El llanto de la tierra”, em 1999, com tradução para o castelhano do poeta Dilermando Rocha, do Centro de Estudos Brasileiros, de Buenos Aires, em 1975. 

Além disso, Gabriel Nascente traz em seu rico portfólio poemas traduzidos e publicados em diversos idiomas, com extensa participação em jornais, revistas, antologias brasileiras e estrangeiras, tendo, assim, o seu trabalho internacionalmente reconhecido pela crítica.

Em 1996, Nascente conquistou um dos prêmios mais cobiçados do país, o “Cruz e Sousa de Literatura”, da Fundação Catarinense de Cultura, SC, com o livro de poemas “A lira da lida”; e também outros de âmbito nacional – foi finalista do Prêmio Jabuti e venceu o Prêmio Centenário de Henriqueta Lisboa, de Minas Gerais. Em Goiás ganhou duas vezes o Prêmio da Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos, em 1997 e 2003, e o Prêmio de Publicações Wilson Cavalcanti Nogueira, de Pires do Rio, em 2000. Seu nome figura hoje em diversas antologias da poesia brasileira, inclusive em edição bilíngue.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.