Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou audiência pública com foco em políticas de inclusão social

04 de Outubro de 2023 às 17:45
Crédito: Hellenn Reis
Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou audiência pública com foco em políticas de inclusão social
Audiência pública sobre "Os direitos da pessoa com deficiência"

Presidida pelo deputado Paulo Cezar (PL), a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou, na tarde desta quarta-feira, dia 4, sua primeira audiência pública. O encontro ocorreu no auditório 2 do Palácio Maguito Vilela e contou com a presença de autoridades que atuam no cumprimento da legislação relativa à temática, entidades e representantes da categoria.

Na ocasião, foram debatidas as políticas de inclusão social e garantia dos direitos da pessoa com deficiência. “Estamos aqui para somar e contribuir com a sociedade goiana. Essa audiência pública é importante para que as pessoas possam conhecer esse novo papel desempenhado pela Casa de Leis e saber que o Parlamento goiano tem uma comissão que se importa com a proteção das pessoas com deficiência”, frisou o deputado.

“A nossa meta é para que Goiás seja um Estado de referência da inclusão, onde as pessoas não se sintam discriminadas, mas respeitadas como seres humanos, em qualquer situação”, salientou Paulo Cezar, com a afirmativa de que as pessoas com deficiência devem ser tratadas como qualquer outra, com respeito e dignidade.

Estiveram presentes no encontro: o superintendente de Direito à Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida de Goiânia, Trajano Figueiredo da Silva; o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Audier Silva Gomes; o chefe de gabinete do vereador Willian Veloso, Ronilson Silva; o titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Pessoa com Deficiência (DEAPD), Alexandre Bruno de Barros.

E ainda: o conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO) e secretário da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CNDPcD) do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Hebert Batista; e o diretor-geral do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), Válney Luiz da Rocha.

Contribuição

Na oportunidade, Trajano Figueiredo parabenizou a iniciativa e ponderou que as pessoas com deficiência necessitam de políticas públicas que façam valer as diversas leis já existentes, em especial voltadas à acessibilidade. “Se trabalharmos a questão da acessibilidade, ela servirá para todos. Somos pessoas iguais, assim como qualquer um”, enfatizou.

Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Audier Silva Gomes, afirmou que a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, na Alego, é um desejo antigo de muitas pessoas. “É um trabalho feito a muitas mãos. O deputado Paulo Cezar, com sua sensibilidade, nos ouviu e aqui estamos hoje”, celebrou.

Em seguida, destacou que o colegiado precisa estabelecer normas de trabalho, por meio de pesquisas avaliativas. “Temos muitas leis que falam de assuntos parecidos. Precisamos ter maturidade para discussões e pensar que não estamos sozinhos no mundo. Em Goiás, somos bem representados, precisamos ter noção e responsabilidade quanto ao espaço que temos ocupado”, salientou.

Representando o vereador Willian Veloso, que não compareceu ao encontro por estar presente na Feira Internacional do Direito da Pessoa com Deficiência, o chefe de gabinete, Ronilson Silva, evidenciou o trabalho realizado pelo parlamentar, cadeirante, voltado à temática, com a afirmativa de que o político encontra-se à disposição para contribuir com o colegiado, no Estado.

“Uma pessoa como William Veloso tem toda a legitimidade para lutar, porque não somente sente na pele, como sabe a dificuldade que é estar onde ele está e manter a representatividade, que é algo tão importante para nós, pessoas com deficiência”, pontuou. “O que mais precisamos é sermos enxergados como pessoas e estarmos à frente das nossas limitações, sem capacitismo, para que os outros possam nos enxergar como pessoas e não por meio de nossas deficiências”, acrescentou.

Garantia dos Direitos

Titular da DEAPD, o delegado Alexandre Bruno de Barros parabenizou a instituição da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Alego e destacou que a Polícia Civil de Goiás (PC-GO) está à disposição do colegiado. “Que os trabalhos possam ser conduzidos da melhor forma possível. É uma comissão de grande valia. Contem comigo na delegacia, faço questão da presença e do apoio de vocês”, frisou.

Hebert Batista, membro da Comissão de Direito da Pessoa com Deficiência da OAB, também assegurou o apoio da entidade na garantia dos direitos das pessoas com deficiência em Goiás. “Fico muito feliz em ver o deputado protagonizando essa luta, unindo forças com pessoas do bem, que querem fazer o bem ao próximo. Temos muitas normas, mas o direito materializado, em si, é o que está precisando”, ponderou.

Sensibilidade

Representando o deputado Bruno Peixoto (UB), Marinho Araújo, assessor especial parlamentar e analista da cota parlamentar, evidenciou a satisfação do presidente da Casa de Leis com relação à criação da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e afirmou que o parlamentar e toda a sua equipe encontra-se à disposição do colegiado.

“O Bruno é muito sensível a todas as causas sociais, em especial a esta causa, e, com certeza, estará sempre de portas abertas para todos que levarem sugestões com relação às melhorias das pessoas especiais”, destacou. “Essa comissão é um orgulho para nós, da Alego, e para todas as entidades aqui representadas. Temos certeza e convicção plena de que trará bons frutos a esta Casa. Contem sempre com o carinho, o abraço e a dedicação do presidente Bruno Peixoto”, salientou.

Demandas

Também presente na audiência pública, o diretor-geral do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), Válney Luiz da Rocha, apresentou a importância do colegiado para a busca de melhorias nos serviços prestados às pessoas com deficiência, com a afirmativa de que a iniciativa, com certeza, dará um novo foco aos direitos desse público.

O dirigente evidenciou a relevância do Crer, atualmente referência nacional no tratamento de pessoas com deficiência, e salientou a importância de políticas públicas que visem fomentar recursos para a ampliação desse trabalho. “O que vislumbramos para o futuro é algo ainda maior. Que possamos crescer mais, fazendo melhor”, ponderou.

Em seguida, representantes da categoria, presentes no encontro, fizeram uso da palavra para apresentar demandas e propor melhorias, sobretudo, com relação ao serviço oferecido pelo Crer. O deputado Paulo Cezar Martins, propositor da audiência pública e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, acatou as solicitações e propôs a realização de um novo encontro para tratar, especificamente, a respeito das pautas relativas ao hospital.

A proposta é para que o encontro seja realizado na próxima terça-feira, dia 10, no Parlamento goiano, com a presença do presidente do Centro de Reabilitação, Válney Luiz da Rocha, e, ainda, do titular da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Sérgio Vencio.

O Colegiado

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência visa articular as ações de promoção e defesa dos direitos da pessoa com deficiência, envolvendo os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e a sociedade civil. Ela ainda prevê a promoção de programas que tenham como objetivo a conscientização pública, por meio de campanhas educativas sobre os direitos da pessoa com deficiência; também a fiscalização e acompanhamento de programas e projetos governamentais relativos ao respeito e garantia dos direitos da pessoa que tenha alguma deficiência.

Além de Paulo Cezar, no exercício da presidência, compõem o colegiado os deputados: Issy Quinan (MDB), Coronel Adailton (Solidariedade), Amauri Ribeiro (UB), Dra. Zeli (UB), Mauro Rubem (PT) e Cairo Salim (PSD). Os parlamentares suplentes são: Rosângela Rezende (Agir), Fred Rodrigues (DC), Delegado Eduardo Prado (PL), Gustavo Sebba (PSDB), Veter Martins (Patriota), Dr. George Morais (PDT) e Vivian Naves (PP). 

Na avaliação de Paulo Cezar, “novos avanços da luta por direitos dependem do fortalecimento das associações de pessoas com deficiência, promoção de lideranças, maior participação e autonomia para mulheres com deficiência, pessoas com deficiência intelectual, múltipla e transtorno do espectro autista, ainda sub-representadas nos espaços sociais”.

O parlamentar reforça que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as pessoas com deficiência representam 15% da população mundial, cerca de um bilhão de habitantes. Os números estão no Relatório Mundial sobre a Deficiência, publicado em 2011. Trata-se, conforme Paulo Cezar, da maior minoria do planeta que sobrevive em extrema desigualdade social, como analfabetismo, desemprego e baixa renda.

“É importante frisar que essa realidade impacta os indicadores de desenvolvimento sustentável de forma negativa, razão suficiente para que o segmento social das pessoas com deficiência tenha seus direitos e necessidades específicas levadas na agenda política de todos os países”, frisou.

O deputado ressalta, ainda, que, no Brasil, o Censo IBGE 2010 aferiu que 23,9% da população, aproximadamente 45 milhões de pessoas, mencionaram apresentar alguma dificuldade funcional. Nesse total, estão considerados todos os tipos e graus de deficiência de acordo com o desempenho nas atividades e domínios pesquisados: alguma dificuldade, grande dificuldade ou não ser capaz de caminhar e subir escadas, enxergar, ouvir ou apresentar deficiência mental/intelectual.

A Alego conta, atualmente, com 39 projetos, em tramitação, voltados à proteção, direitos e melhorias para as pessoas com deficiência. Destes, 15 são de autoria de Paulo Cezar Martins. As proposituras encontram-se disponíveis para consulta no Alego Digital e podem ser acessadas por meio deste link.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.