Títulos de cidadania são protocolados no Parlamento goiano
Foi protocolado na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), neste mês de outubro, mais quatro matérias referentes a concessão do Título de Cidadania Goiana a pessoas que têm contribuído com o desenvolvimento do Estado. As quatro honrarias foram propostas por três parlamentares da Casa.
Dois títulos foram propostos pelo deputado José Machado (PSDB). A propositura nº 7/23 concede a homenagem a Poliana Bergamo Lomaz. Natural do Paraná, Poliana nasceu em 1987 e tem graduação em odontologia pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Em 2011, Poliana foi aprovada no concurso para delegado de Polícia Civil de Goiás e nomeada em fevereiro de 2014.
Para justificar a homenagem, o deputado ressaltou a liderança demonstrada pela homenageada e por sua “determinação e paixão incomparável pela segurança pública”. Machado também destacou a implementação da Delegacia da Mulher no município de Goianésia, os projetos dedicados à conscientização sobre a violência doméstica e familiar e a importância dos direitos das mulheres.
Com a propositura nº 8/23, José Machado propõe o título a Fabiana de Oliveira Polizelli, natural de Barra do Garças (MT). Ela é farmacêutica bioquímica e residiu em Goiânia por sete anos, onde concluiu sua formação e especialização. Escolheu Goiás para viver com sua família e desempenhou um papel crucial na linha de frente de combate contra a covid-19 na cidade de Goianésia. Para justificar a decisão, Machado ressaltou a paixão de Fabiana por Goiás e seus esforços em prol da saúde do povo goiano.
O deputado Gugu Nader (Agir) propõe, com o projeto nº 6/23, a concessão do título a José Renan Vasconcelos Calheiros Filho, natural de Murici (AL). Ele é filho do senador Renan Calheiros (MDB-AL) e de Maria Verônica Rodriges Calheiros. É formado em economia e em 2013 concluiu o curso de extensão em política públicas direcionadas à primeira infância na Universidade de Harvard.
José iniciou sua carreira política em 2004, então com 25 anos, ao se eleger para o cargo de prefeito no município onde nasceu. Foi, ainda, deputado estadual e federal e governador de Alagoas. Desde janeiro de 2023, ocupa o cargo de ministro dos Transportes. O parlamentar ressaltou que a homenagem se justifica pelas contribuições do economista em prol da nação brasileira.
E o deputado Fred Rodrigues (DC), com o projeto nº 5/23, pede a concessão do título a Uugton Batista da Silva, natural de Redenção (PA), nascido em 1975 e que mudou-se para a cidade de Anápolis na juventude. Em Goiás ele concluiu seus estudos em direito. Engajou-se nos movimentos estudantis atuando como líder e diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE) e presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Destacou-se no cenário político por suas atuações como assessor de Iris Rezende de Machado e Alcides Rodrigues e chefe de gabinete do ex-vereador Túlio Maravilha. Além disso, também foi diretor de políticas e eventos da Secretaria Municipal de Cultura.
O deputado observou que a homenagem se justifica como um reconhecimento pela dedicação e empenho em prol da política goiana e seu compromisso com a moral e honestidade.