Ícone alego digital Ícone alego digital

Corrida pela saúde

09 de Outubro de 2023 às 10:00
Crédito: Carlos Costa
Corrida pela saúde
6ª edição da Corrida Rosa Azul
Mais de mil pessoas participaram nesse domingo, 8, da 6ª edição da Corrida Rosa Azul, que teve apoio da Alego. A ação busca conscientizar homens e mulheres sobre os cuidados com os cânceres de mama e próstata.

A largada aconteceu em frente à Alego, às 7h da manhã, na Avenida Emival Bueno. A corrida, que abraça as cores rosa e azul, faz alusão às campanhas de combate aos cânceres de mama e próstata, respectivamente. Ao todo 1.100 inscritos e 200 pessoas que ganharam cortesias percorreram os percursos de  5 Km e de 10 km nas imediações do Palácio Maguito Vilela. Esta edição teve três opções de trajeto, sendo duas delas destinadas aos corredores e uma aos que optarem pela caminhada. Os corredores passaram pelos circuitos traçados no Parque Lozandes, que incluíam pontos como Centro Cultural Oscar Niemeyer, a Prefeitura de Goiânia e condomínios horizontais.

A jornalista e servidora da Alego, Luciana Martins, participou da corrida: “Corri os 5 k em 40 minutos, pra mim foi maravilhoso, tudo muito  bem organizado. Mas, o mais importante não é a corrida em si, não é quem vai chegar primeiro. O importante é a mensagem que está sendo levada para todas as pessoas que enfrentam ou já enfrentaram algum tipo de câncer, para que continuem motivadas e com determinação para lutar contra a doença e também é uma forma de conscientizar todos sobre a importância da prevenção e dos cuidados que se deve ter com a saúde". 

Corrida Rosa Azul 

Esta foi a 6ª edição da Corrida Rosa Azul. A ação, além de um incentivo à prática de esporte, acontece em alusão aos meses de proteção e combate ao câncer de mama e próstata, como forma de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças.

A fisioterapeuta Simone Lemos, organizadora do evento, disse que sempre realizou a corrida em outubro, pensando na conscientização e prevenção do câncer de mama, mas depois veio a ideia de incluir o Azul para chamar a atenção também dos homens sobre o câncer de próstata. “ É um momento de prevenção, de saúde e qualidade de vida. Sabemos que não são só esses tipos de cânceres , mas a campanha é para despertar a conscientização como um todo . Este ano batemos recorde de inscritos, 1.100 , e no ano passado foram 1000. Aguardem em 2024 vem a 7ª edição.”

Apoio da Alego

A Alego, por meio das Secretarias de Cultura, de Projetos Especiais, de Esportes e Lazer e da Procuradoria da Mulher, deu total apoio ao evento. A casa foi aberta ao público, já a partir das 5 da manhã, que pode usar o prédio antes e depois da corrida. Para o secretário de Esportes da Alego , o ex-deputado Vinícius Cirqueira, a corrida Rosazul, além de ter uma causa muito nobre , representa o intuito dessa Legislatura, que é o de abrir a casa à população: “O maior  evento que tem para juntar a população com certeza é o esporte e a cultura. E a Casa com total apoio do presidente Bruno Peixoto, tem feito isso muito bem. A gente torce para que esses eventos consigam despertar a população na prevenção do câncer e quem sabe diminuir esses números alarmantes de mortes todos os anos”.

Resultado

Para incentivar e reconhecer o esforço dos atletas, foram entregues troféus aos três primeiros colocados de cada categoria.

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.