Corrida pela saúde

A largada aconteceu em frente à Alego, às 7h da manhã, na Avenida Emival Bueno. A corrida, que abraça as cores rosa e azul, faz alusão às campanhas de combate aos cânceres de mama e próstata, respectivamente. Ao todo 1.100 inscritos e 200 pessoas que ganharam cortesias percorreram os percursos de 5 Km e de 10 km nas imediações do Palácio Maguito Vilela. Esta edição teve três opções de trajeto, sendo duas delas destinadas aos corredores e uma aos que optarem pela caminhada. Os corredores passaram pelos circuitos traçados no Parque Lozandes, que incluíam pontos como Centro Cultural Oscar Niemeyer, a Prefeitura de Goiânia e condomínios horizontais.
A jornalista e servidora da Alego, Luciana Martins, participou da corrida: “Corri os 5 k em 40 minutos, pra mim foi maravilhoso, tudo muito bem organizado. Mas, o mais importante não é a corrida em si, não é quem vai chegar primeiro. O importante é a mensagem que está sendo levada para todas as pessoas que enfrentam ou já enfrentaram algum tipo de câncer, para que continuem motivadas e com determinação para lutar contra a doença e também é uma forma de conscientizar todos sobre a importância da prevenção e dos cuidados que se deve ter com a saúde".
Corrida Rosa Azul
Esta foi a 6ª edição da Corrida Rosa Azul. A ação, além de um incentivo à prática de esporte, acontece em alusão aos meses de proteção e combate ao câncer de mama e próstata, como forma de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças.
A fisioterapeuta Simone Lemos, organizadora do evento, disse que sempre realizou a corrida em outubro, pensando na conscientização e prevenção do câncer de mama, mas depois veio a ideia de incluir o Azul para chamar a atenção também dos homens sobre o câncer de próstata. “ É um momento de prevenção, de saúde e qualidade de vida. Sabemos que não são só esses tipos de cânceres , mas a campanha é para despertar a conscientização como um todo . Este ano batemos recorde de inscritos, 1.100 , e no ano passado foram 1000. Aguardem em 2024 vem a 7ª edição.”
Apoio da Alego
A Alego, por meio das Secretarias de Cultura, de Projetos Especiais, de Esportes e Lazer e da Procuradoria da Mulher, deu total apoio ao evento. A casa foi aberta ao público, já a partir das 5 da manhã, que pode usar o prédio antes e depois da corrida. Para o secretário de Esportes da Alego , o ex-deputado Vinícius Cirqueira, a corrida Rosazul, além de ter uma causa muito nobre , representa o intuito dessa Legislatura, que é o de abrir a casa à população: “O maior evento que tem para juntar a população com certeza é o esporte e a cultura. E a Casa com total apoio do presidente Bruno Peixoto, tem feito isso muito bem. A gente torce para que esses eventos consigam despertar a população na prevenção do câncer e quem sabe diminuir esses números alarmantes de mortes todos os anos”.
Resultado
Para incentivar e reconhecer o esforço dos atletas, foram entregues troféus aos três primeiros colocados de cada categoria.