Ícone alego digital Ícone alego digital

Com aval à medida para o aproveitamento de alimentos, Comissão de Saúde enxuga pauta de 10 proposições

10 de Outubro de 2023 às 14:00

Em reunião presidida pelo deputado Jamil Calife (PP), na tarde desta terça-feira, 10, a Comissão de Saúde deliberou e aprovou 7 projetos de lei de autoria parlamentar, além de distribuir 3 proposituras à relatoria dos integrantes do colegiado. O destaque ficou com o acolhimento da proposta que visa incentivar o aproveitamento de alimentos em Goiás.

Trata-se do projeto de lei nº 0514/23, de autoria do deputado Viremondes Cruvinel (UB), que implementa a Política Estadual de Enfrentamento ao Desperdício de Alimentos, com o objetivo de promover ações voltadas à redução do desperdício de alimentos e ao incentivo ao aproveitamento integral e dos produtos alimentícios, em consonância com o conceito "Best Before".

Outra matéria aprovada pela comissão é a de nº0513/23, que institui a Política Estadual de Orientação, Diagnóstico e Tratamento da Endometriose, com o objetivo de assegurar e promover direitos, bem como de proteger e cuidar das mulheres acometidas pela doença. A medida legislativa é assinada pelo deputado Veter Martins (Patriota).

Distribuídos

O processo nº 0519/23, de autoria do deputado Lucas do Vale (MDB), foi distribuído à relatoria do deputado Mauro Rubem (PT).  A proposta institui o Grupo de Trabalho Interinstitucional de Saúde Mental, com o objetivo de desenvolver a elaboração de políticas públicas direcionadas à prevenção e ao tratamento relacionados aos problemas psíquicos.

De autoria do deputado José Machado (PSDB), a proposição de  nº1180/23 foi encaminhada à análise do deputado Lucas do Vale (MDB). Pretende-se estabelecer diretrizes para a realização do diagnóstico precoce de possíveis comportamentos neurodivergentes na rede pública de saúde de Goiás, de modo a possibilitar a prestação de atenção integral.

Por fim, foi distribuída à relatora Rosangela Rezende (Agir) a matéria de nº 0614/23, de autoria do deputado delegado Eduardo Prado (PL). De acordo com a proposta, o Governo de Goiás promoverá incentivo aos municípios goianos que possuam hospitais de referência, para instituição e manutenção das casas de passagem destinadas a acolher o cidadão que necessite de tratamento médico-hospitalar ou de realização de exames médicos fora de seu domicílio ou residência permanente.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.