Política Estadual contra o Etarismo tem sinal verde da CCJ
Os membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) do Parlamento goiano aprovaram o parecer favorável do deputado Cristiano Galindo (Solidariedade) ao projeto de lei nº 1281/23, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), que propõe instituir, em Goiás, a Política Estadual contra o Etarismo.
Segundo estudos da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o etarismo é uma realidade em todo o mundo, inclusive no Brasil. Essa forma de preconceito pode ocorrer de diferentes maneiras: desde a recusa em contratar pessoas de uma certa idade até a restrição de acesso a formações e promoções.
A política sugerida deve ser implantada em colaboração com a sociedade civil e terá como ações, por exemplo, campanhas de sensibilização para a problemática do etarismo; criação de normas que proíbam a prática e a participação de pessoas de todas as idades nos espaços de decisão e controle social, garantindo a representatividade etária.
Além disso, prevê-se também que empresas e instituições públicas e privadas com atuação, em Goiás, promovam iniciativas internas de combate ao etarismo, incentivando a igualdade de oportunidades e a não discriminação.