Conflitos no Oriente Médio também são tema de Mauro Rubem no Pequeno Expediente
Na tribuna da Alego, durante o Pequeno Expediente desta terça-feira, 10, o deputado Mauro Rubem (PT) abordou os recentes ataques entre Israel e Palestina ocorridos nos últimos dias. Ele relembrou o passado histórico da criação do Estado de Israel, alegando que o processo se trata de uma “ocupação desproporcional”.
O petista comentou a situação da Cisjordânia e suas fronteiras com Israel. O parlamentar classificou como “invasão permanente” de Israel contra o povo palestino, algo que, ainda em sua visão, não é parte do acordo celebrado entre as nações. Rubem acrescentou, ainda, a retirada do acesso à água e energia por parte de Israel, além de proporcionar o isolamento da Palestina em relação a outros países.
“Não quero, aqui, defender ataques a civis, a inocentes”, ponderou, “mas é preciso entender que hoje o Brasil cumpre um papel de manter relação amistosa com todos”. Ele destacou o papel do presidente Lula (PT) no diálogo entre as nações.
“A ONU criou um país que não existia, que é Israel, dentro do território de um povo que já existia, que é o povo palestino. A partir daí temos sete décadas de guerra”, argumentou. “Queremos discutir esse debate, mas é preciso colocar toda a verdade sobre esse assunto”, concluiu Mauro Rubem.