Reitores enfatizam importância da educação e da inovação digital

18 de Outubro de 2023 às 10:55

A Oficina Regional Centro-Oeste de Construção da Estratégia Nacional de Governo Digital reúne líderes e representantes da educação superior na região, que compartilharam suas perspectivas sobre a relevância da educação e da inovação nesse processo. Dentre os participantes, destacaram-se as falas do reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Antônio Cruvinel, e da reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima.

Cruvinel ressaltou a importância do ensino superior na vanguarda da pesquisa e inovação. Ele enfatizou o compromisso da universidade em expandir o acesso ao ensino público gratuito e de qualidade em todo o Estado. "A universidade caminha a passos largos para garantirmos que ensino, pesquisa e extensão possam estar presentes em todo o Estado."

O reitor destacou a relevância da tecnologia e da pesquisa acessível à população. Ele colocou a UEG à disposição dos prefeitos e do governo estadual para colaborar na promoção da pesquisa e do acesso à tecnologia.

Rede

Por sua vez, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, destacou o papel das universidades na promoção da inovação. Ela ressaltou que as universidades, juntamente com os institutos federais, formam uma rede fundamental para levar inovação ao interior de Goiás. A gestora enfatizou a importância de desenvolver soluções para os problemas locais, especialmente nos municípios do interior. Ela destacou o desafio de garantir que as regiões mais afastadas tenham acesso à tecnologia e à internet de qualidade para aproveitar as iniciativas de governo digital.

A reitora mencionou o projeto em andamento na UFG, em parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp), que busca desenvolver ferramentas que disponibilizarão informações relevantes para gestores públicos na elaboração de projetos e tomada de decisões.

Angelita Pereira de Lima finalizou sua fala enfatizando o compromisso das universidades em colaborar com o governo digital e expressou sua confiança de que, com a colaboração de todos os envolvidos, o Estado de Goiás poderá oferecer serviços digitais de qualidade e inovadores para seus cidadãos.

Agência Assembleia de Notícias