Ícone alego digital Ícone alego digital

Gustavo Sebba propõe sistema que alerta a população sobre eventos climáticos extremos

16 de Novembro de 2023 às 07:04

O deputado Gustavo Sebba (PSDB) propõe, com o projeto de lei nº 2680/23, a implementação de Sistemas de Alerta Precoce de Riscos Múltiplos, para que o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) fique obrigado a enviar mensagens de alerta, aos goianos cadastrados, sobre eventos climáticos e meteorológicos extremos com potencial de impacto para a população.

O legislador anota em justificativa que as mudanças climáticas extremas, como tempestades, secas, incêndios florestais e temperaturas mais quentes, têm aumentado em frequência e intensidade. A tendência é que a situação piore se medidas mais eficazes de combate à mudança climática não forem tomadas.

Em julho, a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou que a combinação de aquecimento global com chuvas e períodos mais longos de seca pode levar a um número recorde de doenças e também de desastres naturais.

O parlamentar justifica que, vendo a necessidade de se adotar melhores e mais eficientes mecanismos de alerta `s população goiana, acerca dos eventos climáticos e meteorológicos que possam causar danos de diversas naturezas e que vitimam um grande número de pessoas, é necessária a implementação de estratégias que possam alertar antecipadamente a comunidade.

A propositura tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), que acatou pedido de diligência do relator, deputado Amilton Filho (MDB).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.