Projeto que substitui representação de idosos curvados e de bengala tem primeira anuência em Plenário
Definir um novo pictograma – o símbolo que representa um objeto ou conceito por meio de desenhos – para representar a pessoa idosa em placas indicativas de atendimento prioritário é o que propõe Ricardo Quirino (Republicanos) por meio da matéria no 937/23, aprovada, em primeira votação, nesta quarta-feira, 25.
A proposta veda o uso do pictograma atual, que representa a pessoa idosa curvada e com bengala, e estabelece o de uma pessoa caminhando ereta ao lado do escrito “60+”.
Quirino preside, na Assembleia goiana, a Comissão de Atenção à Pessoa Idosa. De acordo com ele, o uso do pictograma atual é um etarismo, a ação e pensamento que consiste “no preconceito, na intolerância e na discriminação contra pessoas com idade avançada”, afirma o deputado na justificativa da proposição. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), lembra Quirino, o comportamento preconceituoso pode afetar negativamente a saúde física e mental dessa parcela da população, daí a necessidade de utilização de um novo pictograma.