Ícone alego digital Ícone alego digital

Instituição de Censo Estadual de Pessoas em Situação de Rua avança em Plenário

25 de Outubro de 2023 às 16:17

Instituir o Programa Censo Estadual de Pessoas em Situação de Rua no Estado de Goiás é o objetivo da matéria proposta por Dr. George Morais (PDT), aprovada, nesta quarta-feira, 25, em Plenário, em primeira votação (processo no 958/23).

O intuito é de cadastrar essas pessoas para identificar, mapear e cadastrar seu perfil socioeconômico, étnico e cultural, “com vistas ao direcionamento de políticas públicas de acolhimento multidisciplinar nas áreas públicas da saúde, educação, assistência social e trabalho”. Devem constar, mais especificamente, informações como a qualificação, a quantificação, origem geográfica e a localização das pessoas nos municípios goianos, bem como grau de escolaridade, raça e gênero. Tais informações devem estar disponíveis para os órgãos públicos, mas ficam asseguradas a confidencialidade e o respeito à privacidade.

O IBGE, que, neste ano, começou a divulgar os resultados do Censo Demográfico 2022, não contabiliza a população de rua. São recenseadas as pessoas vinculadas a domicílios, ainda que extremamente precários, mas não as pessoas desvinculadas de qualquer moradia. Projeto de lei em trâmite, no Senado, determina a inclusão da população em situação de rua no Censo, buscando efetivar uma política nacional de 2009, que prevê essa contagem oficial.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.