Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Flores de Goiás, torna-se Patrimônio Histórico e Artístico de Goiás
Um dos marcos da cidade de Flores de Goiás, no Nordeste goiano, a Igreja Nossa Senhora do Rosário agora está oficialmente tombada ao Patrimônio Histórico e Artístico Estadual. Trata-se da Lei Estadual nº 22.348, de 25 de outubro de 2023, de autoria do deputado Dr. George Morais (PDT).
A proposta foi aprovada em dois turnos na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), entre agosto e setembro, e protocolada com o n° 176/23. O deputado argumentou que a igreja representa a história de toda a comunidade, contribui para a cultura local, além de ser um marco cultural e afetivo da cidade.
A Igreja Nossa Senhora do Rosário tem 281 anos de história e 251 de registro. A edificação possui tipologia de uma igreja colonial com paredes de adobe, como eram as construções da cidade em seus primórdios. O local era utilizado para ritos católicos, festas e manifestações culturais.
Segundo Morais, a estrutura da Igreja Nossa Senhora do Rosário tem várias patologias e risco de desabamento, em razão da idade da edificação e da falta de manutenção. O parlamentar argumenta que a igreja precisa de um estudo para restauração, de mão de obra especializada, acompanhamento de engenharia e arquitetura para orientação, exigências que, caso não atendidas, colocam os devotos em risco de perder o único marco material que representa a comunidade.
A Prefeitura de Flores de Goiás homologou o tombamento provisório da unidade, mas assinala que não possui condições financeiras para realizar as obras de restauração, preservação e conservação do edifício.