Cirurgiões- dentistas foram homenageados na Alego

O deputado Virmondes Cruvinel (UB) promoveu na segunda-feira, 30, homenagem ao Dia do Cirurgião Dentista, com entrega de Certificado do Mérito Legislativo. A data é comemorada em 25 de outubro. O evento teve lugar no auditório 2 do Palácio Maguito Vilela. Cerca de 90 profissionais foram homenageados em reconhecimento ao trabalho prestado no Estado de Goiás, em sua área de atuação.
Virmondes propôs a honraria como forma de prestar tributo à criação dos primeiros cursos de odontologia no País, no ano de 1884 e homenagear os profissionais do Estado. “Filho de pai odontólogo, aprendi muito cedo que eles exercem um papel essencial na sociedade. Um papel que começa pela importância direta da saúde bucal para uma vida plena e sadia. Dentes saudáveis impactam positivamente vários outros órgãos vitais do corpo. E tem o fator estético também, até por uma questão de dignidade. O cirurgião dentista hoje é fundamental também para o bem-estar mental e para a autoestima das pessoas”, salientou o parlamentar.
Integraram a mesa diretiva, além do deputado Virmondes, a deputada Dra. Zeli (UB) também odontóloga, Renerson Gomes dos Santos, presidente do Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CRO-GO); professor Gerninei Carlos de Freitas, diretor da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG); e o cirurgião Buco Maxilo Facial, Henrique Taniguchi Rabelo, mestre e especialista em implantodontia.
Cuidados na terceira idade
A saúde bucal é uma preocupação constante do deputado Virmondes Cruvinel, autor do projeto nº 1282/23, que propõe a criação da Política Estadual “Sorriso Saudável na Terceira Idade”. O intuito é promover cuidados com a higiene oral de idosos que vivem em clínicas e residências geriátricas, instituições de longa permanência, casas, lares ou similares no estado. Em especial, aqueles em situação de vulnerabilidade social.
Para tanto, serão realizados trabalhos preventivos e de tratamento odontológico, com diagnóstico, procedimentos básicos e avançados, conscientização sobre a importância da saúde bucal e treinamento de cuidadores. Caso a política seja aprovada, a Secretaria de Estado da Saúde será a responsável por sua coordenação conforme conveniência da Pasta.