Ícone alego digital Ícone alego digital

Parlamentar propõe instituir política para preservação e valorização do Cerrado

08 de Novembro de 2023 às 12:20

Com o projeto de lei de n°5244/23, o deputado Henrique César (PSC) propõe instituir uma política de valorização do bioma Cerrado, intitulada Semana Estadual Cajuí no Estado de Goiás. Pela proposta, as atividades previstas serão realizadas anualmente durante a última semana do mês de abril, destinadas à conscientização, preservação e valorização do Cerrado através de shows, palestras, feiras e outras ações de incentivo à preservação.

Vale lembrar que cajuí, que dá nome ao projeto de Henrique César, também chamado cajuzinho-do-cerrado ou cajuzinho-do-campo, é uma planta típica do Cerrado.  

Em justificativa o parlamentar explica que o Cerrado contempla ecossistemas de todo o Brasil Central. Esse bioma é considerado a savana mais rica do mundo, com mais de 12 mil espécies de plantas e mais de 2,5 mil espécies de animais, entre aves, mamíferos, répteis, anfíbios e peixes. E vem sofrendo um acelerado processo de degradação devido ao crescimento das cidades, da agricultura e da pecuária.

Henrique Cesár afirma que, dada a importância que o Cerrado carrega, é evidente a necessidade de sua preservação. “A educação ambiental está diretamente ligada ao modo de vida das pessoas, como vivem e convivem em sociedade, é necessário que o ambiente onde se habita seja percebido em sua totalidade, suas características e seus problemas, e esse projeto objetiva isso, conscientizar o indivíduo do papel social que ele desempenha para a manutenção do ecossistema.”

A propositura está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, onde foi distribuída ao deputado Veter Martins (Patriota) para relatoria.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.