Profissionais do rádio foram homenageados pela Alego nessa terça-feira, por iniciativa do deputado Ricardo Quirino

08 de Novembro de 2023 às 07:00
Crédito: Carlos Costa
Sessão solene extraordinária em homenagem ao Dia do Radialista

Por iniciativa do deputado Ricardo Quirino (Republicanos), a Assembleia Legislativa de Goiás realizou, na noite dessa terça-feira, 7, sessão solene em comemoração ao Dia do Radialista. Na solenidade, 45 profissionais do rádio goiano foram certificados com o Mérito Legislativo. foi uma noite de homenagens aos profissionais de um dos veículos de comunicação mais antigos e que segue resistindo mesmo depois do surgimento da internet: os comunicadores que emprestam suas vozes e seu talento ao rádio goiano.

Na mesa dos trabalhos, além do autor da proposta, deputado Ricardo Quirino, estiveram os radialistas Elias Júnior, Cleide Rocha e Evandro Gomes, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Comunicação de Goiás e Tocantins (Sindicom), Miguel Joaquim de Novaes Filho, e o diretor da Rede Aleluia, Nilson Carlos Reis.

O presidente do Sindicom abriu os discursos da noite, pontuando a relevância da comunicação social para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Ele disse que somente através da informação transparente e isenta a população é capaz de conhecer seus direitos e deveres.

Novaes afirmou que o radialista está no centro das informações, seja em tempos de guerra ou de pandemia, atuando com isenção e, portanto, os nomes dos homenageados ficarão escritos na história do Estado.

O sindicalista lembrou que os profissionais de rádio são responsáveis por ser a voz da população, especialmente quando ela sofre com a falta da assistência à saúde, com a precariedade do transporte público ou com a falta de vagas nas creches nas escolas. “Muitas vezes nos emocionamos, sofremos, choramos e nos indignamos junto com a população por falta de justiça e segurança. Falta de segurança essa, que amedronta até mesmo os profissionais radialistas. Não estamos isentos à crescente violência.”

Novaes lembrou das ameaças e agressões que os profissionais sofrem em função de sua atuação em defesa da sociedade. “Mas hoje vamos deixar um pouco esse lado ruim e comemorar, porque é 7 de novembro, o Dia do Radialista. Agradecer aos amigos radialistas sua dedicação, seu desempenho e seu papel de formador de opinião por uma sociedade mais humana e fraterna. Sentimo-nos honrados em homenagear, nessa noite, profissionais que são história do rádio e da TV goianos. E não menos honrados, também em homenagear quem chega já amando essa profissão”, afirmou.

Fortalecimento da democracia

O diretor da Rede Aleluia, Nilson Reis, ressaltou que a data em homenagem aos radialistas reforça a importância desses profissionais na construção de uma sociedade cada vez mais informada e no fortalecimento da democracia e da liberdade de expressão. “A profissão de radialista mantém-se atemporal e de enorme apelo a uma mídia que possui capacidade única de se comunicar com pessoas e criar boas relações.”

A radialista Cleide Rocha sublinhou a agilidade e o alcance do rádio, que chega a qualquer lugar. Além disso, para ela, o rádio promove uma interação única com o público. Por fim ela pediu aos colegas que ensinem aos mais jovens a magia do rádio, para que o veículo continue encantando as pessoas. “Passem a bola para a frente. O rádio ainda tem muito a dizer.”

Após o fim dos discursos, o radialista José Carlos Rangel recebeu o Certificado do Mérito Legislativo, para em seguida discursar representando os homenageados. Ele lembrou histórias que acabaram virando folclore no universo radiofônico goiano, nesses 57 anos em que atua no meio.

Rangel afirmou que a sua trajetória no rádio só deixou (e ainda deixa) boas lembranças. “Foi bom demais pertencer ao Escrete de Ouro da Rádio Brasil Central, de 1970 a 1998. A maior e melhor equipe de esportes do rádio de Goiás. Leds Gonçalves, Jurandir Santos, José Calazans, Luciano Rangel, Jota Júnior, Jairo Rodrigues, Amir Sabag, Flávio Santos, Nickerson Filho, Nunes Macedo, Caetano Beguelli, Clomar Vieira, Jota Risada, Evandro Gomes. Um plantão que era espetacular: Barbosa Nunes, Gonçalves Lima e Hugo Sérgio.”

O radialista lembrou que foi o primeiro locutor a falar no Estádio Serra Dourada, na inauguração, no dia 9 de março de 1975. “Eu estava lá fazendo pela Rádio Brasil Central. Falei das 8 horas da manhã até meio-dia, naquele dia que a Seleção Goiana ganhou da Seleção de Portugal, por 2 a 1, de virada. E inédita foi a escalação do Jairo Rodrigues para aquele jogo. Ele pôs o jogo para três locutores, 30 minutos para cada um: Jurandir (Santos) o Leds (Gonçalves) e o Habib Issi, uma coisa realmente espetacular.”

Paixão

Após a entrega do Certificado do Mérito Legislativo aos outros 44 homenageados, o deputado Ricardo Quirino fez uso da palavra. Ele anunciou que na sessão ordinária desta quarta-feira, 8, vai apresentar um requerimento propondo a realização da homenagem aos radialistas, em 2024, para que mais profissionais possam ter esse reconhecimento.

Em seguida, Quirino disse que é apaixonado por rádio desde criança e, por isso, frequentava várias emissoras, participava dos programas com ligações e, mais tarde, começou a mandar poemas de sua autoria para um locutor muito famoso no Rio de Janeiro, que leu alguns no ar.

Após contar como começou sua paixão pelo veículo, o deputado lembrou que, para além dos locutores, existe toda uma equipe técnica por trás, que faz o programa ir ao ar. “Parabéns a todos os radialistas de Goiás. Estarmos em uma Casa Legislativa e que envolve, sim, política, mas esse ato não é um ato político. É um ato de alguém que é apaixonado, que gosta e que vive rádio e que se pudesse estaria participando de todos os programas de rádio. Que Deus abençoe todos vocês. Muito obrigado e parabéns pelo dia de hoje”, finalizou.

Agência Assembleia de Notícias