Assembleia Legislativa sedia evento do setor de mineração de Goiás

24 de Novembro de 2023 às 11:45

Para marcar um novo capítulo na história da mineração goiana, a exposição Minera GO será realizada, nos dias 12 e 13 de dezembro, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Com o tema “Construindo a Política Mineral Goiana”, o evento é uma iniciativa da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), em parceria com a Comissão de Minas e Energia do Parlamento goiano.

O encontro de dois dias é uma oportunidade para autoridades, setor produtivo, academia e sociedade civil discutirem e colaborarem na formação do Plano Estadual de Recursos Minerais (PERM). O Minera GO promete ser um espaço de intercâmbio de ideias e apresentação de avanços significativos no setor.

Cerimônia de Abertura e Encerramento do PERM

A feira começa às 8h30, na terça-feira, 12, com uma cerimônia especial que celebra a conclusão do PERM em Goiás. A abertura incluirá, ainda, o lançamento do Canal do Minerador, uma plataforma inovadora que apresenta um banco de dados interativo e projetos do setor mineral. A cerimônia também homenageará todos os parceiros que contribuíram para a elaboração do plano.

Exposição do Plano Estadual de Recursos Minerais

Durante os dois dias, a exposição reunirá diversas mineradoras, instituições parceiras, universidades e autoridades. O evento se propõe a ser um ponto de encontro para todos que contribuíram com o PERM, em 2023.

Será uma chance de evidenciar o caráter inclusivo e participativo do plano, que tem como objetivo revigorar as diretrizes da política mineral de Goiás. Participantes incluem a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Federal de Catalão (UFCat), a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Estadual de Goiás (UEG), além de outras instituições.

Mostra do Cluster de Joias

Um dos destaques do Minera GO será a Mostra do Cluster de Joias, uma iniciativa que busca integrar todos os atores do setor de produção de joias. Essa mostra é um exemplo de como a cooperação entre empresas pode resultar em um setor mais robusto e integrado, desde a extração até a comercialização de gemas e pedras preciosas.

Visão para o Futuro

Lívia Parreira, coordenadora do PERM, enfatiza a importância de criar uma cultura colaborativa e inovadora na mineração. Segundo ela, o desenvolvimento do cluster de joias e a cooperação entre empresas são fundamentais para a competitividade e o crescimento do setor.

O Minera GO é um marco para o setor mineral do Estado e representa um passo na direção de uma indústria mais integrada, inovadora e sustentável. A Alego sedia este evento, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento econômico e a inovação em Goiás.

Agência Assembleia de Notícias