Certificado de Honra ao Mérito do Parlamento Jovem foi entregue a personalidades, na manhã desta quinta-feira, 16

A Alego realizou, na manhã desta quinta-feira, 16, sessão solene para a entrega do Certificado de Honra ao Mérito do Parlamento Jovem. Na ocasião, cada deputado e assessor simulando pôde conceder uma honraria ao homenageado que desejasse. A solenidade ocorreu às 9h30 e teve lugar no Plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela.
A mesa dos trabalhos foi composta pela presidente simulanda, deputada Ludimila Rosa (MDB), coordenadora-geral do projeto, Mariza Barbosa, e a presidente simulanda da edição de 2019, Marta Quintiliano. Ao iniciar os trabalhos, Ludimila declarou que, dentre os homenageados, havia diversas personalidades que contribuíram para a construção do Estado de Goiás, nas perspectivas econômica, cultural e das identidades fundamentais. Ela também parabenizou os professores homenageados e os agradeceu por “emprestar ao Estado de Goiás aquilo que é mais fundamental, que é a potencialização dos talentos a partir da educação”.
Ludimila finalizou sua contribuição afirmando que o legado desta edição do Parlamento Jovem é o de respeito à diversidade e reconhecimento à popularidade de povos que compõem o Estado de Goiás. “Ontem, tivemos um dia histórico, e acho que o substantivo “república” diz respeito a isso. Pessoas comuns, com muitas histórias, mas que podem se assentar numa Casa de Leis, que podem ocupar o poder. Aqui não há uma família que pertence mais do que outra, ou uma cor, um gênero ou uma classe econômica que pertence mais ao poder do que outra. Somos todos iguais perante o Estado Brasileiro”, concluiu.
A segunda pessoa a fazer uso da palavra foi a coordenadora-geral do projeto, Mariza Barbosa, que aproveitou a oportunidade para fazer uma reflexão sobre o futuro. “A vocês, jovens e futuros profissionais, digo que é preciso assistir e entender o outro lado do espelho. A vida ensinará muito a vocês. Afinal, aqueles jovens que fizeram as entrevistas não foram os mesmos dos treinamentos e das simulações. De pequenas ovelhas, vocês se transformaram em grandes lobos, defendendo suas ideias e ideologias. Uma transformação excepcional. E é por isso que existe esse projeto. Para que os jovens saibam da importância de um Parlamento na vida da população”, disse.
Mariza também ressaltou que o diálogo é o melhor caminho no Parlamento. “Votar ou não contra um projeto do qual não gostamos do autor ou da autora é não pensar no coletivo. É não pensar que seu gesto pode impactar na vida de pessoas, por vaidade, orgulho ou intriga. Vocês deverão entender o censo de coletividade e ter em mente que a equidade faz parte das nossas vidas. Muitos projetos apresentados nesta Casa de Leis, por vocês, se tornarão leis e impactarão a vida das pessoas. Por isso, peço encarecidamente sensatez e sabedoria”, finalizou.
Deputados simulandos
Cada bancada designou um parlamentar simulando para proferir seus respectivos discursos de homenagem. O primeiro a subir à tribuna foi o deputado Rhavier do Esporte (MDB), que discursou em nome dos integrantes do partido. Na ocasião, Rhavier demonstrou orgulho por fazer parte de um projeto enriquecedor, tanto na vida acadêmica quanto na vida pessoal. “Nós, como representantes jovens de diversos segmentos e diferentes cidades, por meio desse projeto, temos a oportunidade de trazer nossos familiares nessa Casa de Lei. Muitos deles, inclusive, estão pela primeira vez no Parlamento, isso é gratificante”, afirmou. Além disso, ele pontuou que os jovens são o futuro de uma geração e que são um espelho para que as novas gerações cresçam e se fortaleçam. Rhavier finalizou ressaltando que acredita na juventude e nos grandes trabalhos que serão realizados.
Ao falar em nome do PSB, o deputado simulando João Carvalho ressaltou que os homenageados contribuíram para o crescimento do Estado em diversas áreas, como cultura, saúde, esporte, meio ambiente e educação. Ele enfatizou, ainda, que a educação é o alicerce da sociedade justa, próspera e pautada no pleno exercício da cidadania. Apontou que os verdadeiros guardiões da democracia são aqueles que lutam pela educação e acrescentou que é essencial garantir o acesso à educação a todas as crianças e jovens. “Diante disso, ergo minha voz em defesa de uma revolução educacional. A educação é um investimento na nossa nação e precisamos garantir que cada criança e jovem tenha acesso a ela, que é um direito constitucional e que transforma os menores em cidadãos ativos e participativos. Ergo minha voz em nome dos deputados simulandos que, antes de tudo, são estudantes. Ergo minha voz em defesa de todos os servidores da educação”, encerrou.
Emily Eloá é deputada simulanda pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e, ao discursar, em nome da bancada, relembrou que os homenageados são pessoas importantes para os participantes do Parlamento Jovem. “Se estamos aqui hoje, é pela contribuição de vocês, que foi fundamental para nossa formação”. Ela também aproveitou a ocasião para enaltecer a participação feminina no Parlamento Jovem, destacando que era uma oportunidade de mandar um recado ao cenário político nacional. “Esse lugar sempre foi colocado como se não fosse para as mulheres, mas estamos aqui para dar voz a elas, que nunca foram ouvidas, mulheres que estão em sua casa, impedidas de exercer seu papel político, às vezes sofrendo violência doméstica. Goiás segue líder no ranking de feminicídio e precisamos ocupar esse lugar como um instrumento de justiça”, destacou.
O deputado simulando Lucas Ribeiro pertence ao partido Solidariedade e, ao falar em nome dos colegas, indagou sobre o ideal para o futuro. Assim, ele considerou que é preciso construir um contato direto com a sociedade, pois de boas ideias nascem boas ações. “Estamos num campo de simulação, mas que serve de preparo para a vida real e para refletir sobre onde queremos chegar. Diálogo e unidade precisam ocorrer quando o assunto é sociedade. Vamos pensar sobre a construção do futuro. Essa foi uma oportunidade de mostrar ao Parlamento real a importância de uma mulher à frente da presidência e a da pluralidade na composição das cadeiras”, observou.
Por fim, o deputado simulando Lucas Souza discursou em nome do União Brasil e falou sobre a importância de lutar em defesa da democracia. Segundo ele, a geração atual é descrente das instituições e que a democracia brasileira tem demostrado sinais de fragilidade. “Por isso, é essencial mostrar firmeza e clareza de futuro. Mostrar que a democracia continua e continuará como o melhor caminho. Precisamos ser vozes ativas na defesa dela. Temos a obrigação de combater as injustiças nacionais, renunciando a nossos interesses particulares, pois sempre terão aqueles para atentar contra a democracia”, encerrou.
Após as falas, a palavra foi entregue ao mestre de cerimônia para chamada nominal dos homenageados.
Sessão Ordinária
Antes da solenidade, o Parlamento Jovem realizou a terceira simulação de sessão ordinária. Na ocasião, os parlamentares aprovaram os projetos de leis que receberam aval positivo da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e os encaminharam às comissões temáticas. Temas como a defesa da comunidade LGBT+, em especial das pessoas trans e travestis, a criação da semana estadual de conscientização de transtornos mentais e a criação do selo “Educador Valorizado” foram temas apreciados na votação.
Durante a plenária, os deputados também derrubaram o parecer contrário da CCJ em relação à proposição que institui a Semana Estadual de Conscientização do TDAH, apresentado pelo deputado simulando Lucca Meira (UB).
A cerimônia de encerramento do Parlamento Jovem ocorre nesta sexta-feira, 17, às 17h30, com a entrega do Certificado de Mérito Legislativo.