Bia de Lima promove sessão solene para comemorar aniversário de 63 anos da UFG
A deputada Bia de Lima (PT) promove nesta quarta-feira, 6, às 9 horas, no Plenário Iris Rezende Machado, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), sessão solene em homenagem aos 63 anos de fundação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Na ocasião, cerca de 245 pessoas, entre servidores administrativos, professores, estudantes, além de personalidades in memorian que contribuíram para as histórias da instituição serão celebradas.
“Fico muito honrada em promover essa solenidade. A UFG representa muito na minha vida e na minha história, foi onde eu me formei como professora, onde participei de diversos eventos e também onde lecionei por tanto tempo. Tenho grande orgulho de ter a UFG no meu currículo e de seguir colaborando com a instituição, que é reconhecida como uma das melhores do Brasil”, afirma Bia de Lima.
UFG
Criada em 14 de dezembro de 1960, a UFG tem atualmente quatro campi principais que realizam as ações no tripé ensino, pesquisa e extensão, sendo Câmpus Samambaia e Câmpus Colemar Natal e Silva, em Goiânia, Câmpus Goiás e Câmpus Aparecida de Goiânia. Além destes, possui dois campi que realizam parte dessas atividades: Firminópolis e Caldas Novas.
Na graduação, a UFG possui 104 cursos presenciais e três na modalidade EaD. Na pós-graduação strictu sensu (mestrados e doutorados), possui 63 programas com 101 cursos. Estudam, na UFG, cerca de 30 mil estudantes (20 mil na graduação, aproximadamente 10 mil nos programas de pós-graduação e cerca de 500 nos Ensinos Fundamental e Médio).
Nas áreas de pesquisa e inovação, a UFG possui mais de três mil projetos em andamento. Na extensão, 2.240 ações estão sendo executadas, envolvendo mais de 24 mil estudantes. Somente em 2022, 3.348 estudantes foram atendidos por algum programa de assistência estudantil. E, na área da saúde, o Hospital das Clínicas da UFG é o segundo maior entre os das universidades federais do Brasil, com 600 leitos de internação e 76 de UTI. No âmbito internacional, a universidade firmou, ainda, 129 acordos com universidades e instituições estrangeiras.
A UFG funciona em parceria com as prefeituras onde está sediada, de forma a assegurar o desenvolvimento e formação de profissionais e assistência à saúde a toda a comunidade. Na Capital, por exemplo, em convênio com a Prefeitura de Goiânia, via Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG (Fundahc), gerencia três maternidades municipais.
Posicionada como a 16ª melhor universidade do Brasil pelo Ranking Xangai 2023, a UFG é reconhecida por sua produção científica. Conforme o estudo, a UFG permanece na faixa 901-1000 no ranking das melhores instituições, de um total de 2.500 instituições participantes, dentre as cerca de 25 mil universidades existentes.
Quando se observam os dados considerados na classificação, é possível verificar avanços refletidos no fato de a UFG, no âmbito nacional, ter passado da 20ª posição, em 2022, para a 16ª colocação neste ano.