Aprovada concessão de título de cidadania para Acelino “Popó” Freitas e Rubens Barrichello
Foi aprovada, em segunda votação, nesta quinta-feira, 7, a proposição nº 2763/23, do deputado Talles Barreto (UB), que homenageia o pugilista baiano Acelino Freitas, o Popó, com o Título de Cidadania Goiana.
Natural de Salvador, Popó venceu 41 lutas, com 34 nocautes. Foram dez defesas consecutivas de cinturões de títulos mundiais e cinco anos consecutivos de invencibilidade, em uma carreira de mais de 20 anos no boxe profissional. Entre suas conquistas, os títulos de tetracampeão mundial de boxe em duas categorias, pesos superpena e leve; supercampeão mundial unificado de boxe em duas organizações (WBO e WBA), além de títulos internacionais nas principais organizações de boxe do mundo.
Em 2007, Popó realizou sua última luta e anunciou sua aposentadoria. Ingressando na política, disputou as eleições e tornou-se deputado federal pela Bahia entre 2011 e 2015. Na justificativa da matéria, Talles Barreto lembra que o pugilista esteve em Goiás por diversas vezes, ministrando aulas de boxe, fomentando o esporte, compartilhando suas experiências com os goianos e apoiando projetos sociais, motivos que o incentivaram a montar, inclusive, uma academia em Goiânia. O parlamentar coloca que a homenagem se deve “em razão da sua brilhante trajetória e credibilidade conquistadas”.
Automobilismo
O Plenário também deu sinal verde, igualmente em segunda votação, ao projeto de lei ordinária que concede o Título Honorífico de Cidadania Goiana a Rubens Gonçalves Barrichello, o Rubinho Barrichello (processo nº 8503/23). O autor da matéria é o deputado Wagner Camargo Neto (Solidariedade), presidente do colegiado.
A homenagem, pontua Neto na justificativa da proposição, se deve à “história de atuação, luta e representatividade” de Barrichello “no ramo do automobilismo brasileiro e mundial”. Atualmente Rubinho é piloto de Stock Car no Brasil. Barrichello nasceu em São Paulo, no dia 23 de maio de 1972, e participou, ao longo de sua história na Fórmula 1, de 326 GPs. Foram 19 anos na modalidade e também uma temporada na Fórmula Indy.