À frente do MBD na Alego, Lineu Olimpio vê um 2023 “desafiador e produtivo” e tem como meta consolidar o partido em 2024

19 de Janeiro de 2024 às 15:31

Em análise das ações parlamentares de 2023, o líder do MDB na Assembleia Legislativa, Lineu Olimpio, valorizou a atuação de seu partido em prol da sociedade. Ele classificou como “desafiador e produtivo” o ano que marcou a transição para a nova sede da Alego e representou também o primeiro ano da atual Legislatura.

Na visão do parlamentar, seus trabalhos como líder de bancada se dedicam à consolidação do MDB “como uma força influente no Legislativo goiano”. Ele ressalta ainda a importância do alinhamento de propostas do partido com os interesses da população.

Em relação ao planejamento do partido para o início da Legislatura, Olimpio destaca a eficiência na condução de pautas prioritárias na Alego. O emedebista afirma que grande parte das metas e dos objetivos estabelecidos pelo partido foram alcançados. “Reforçamos a representatividade do MDB no cenário político goiano, conquistando avanços significativos. Contudo, reconhecemos que sempre há desafios a superar”, declarou o deputado.

Para Lineu Olimpio, a atuação parlamentar do MDB ao longo do ano se destaca pela aprovação de projetos de lei que “impactam diretamente a vida dos goianos”. Além de propostas legislativas, o deputado ressalta ainda a importância de audiências públicas, na construção de maior diálogo com a sociedade. O parlamentar, inclusive, presidiu um encontro de grande repercussão, a audiência pública entre o Legislativo e a concessionária Equatorial para discutir a crise da energia elétrica em Goiás. Na visão do líder, essas iniciativas “fortalecem o compromisso do MDB com a transparência e a participação popular”.

Questionado sobre os avanços em pautas específicas no Estado, o líder do MDB elenca as ações na segurança pública, em Goiás, como destaque. Para o deputado, também foram fundamentais a melhoria da infraestrutura, os avanços na educação e a política de regionalização da saúde, implantada pelo Governo do Estado.

Quando perguntado sobre a relação entre os Poderes, o emedebista vê como construtiva a relação entre a Assembleia Legislativa e o Executivo estadual em 2023. “Avalio positivamente a gestão de Ronaldo Caiado, mas é natural que existam divergências em alguns pontos”, pondera. Na leitura do parlamentar, a relação entre o MDB e a Governadoria tem sido pautada “pelo diálogo e pela busca de consensos em temas legislativos”.

Ainda na perspectiva de gestão política, mas em nível federal, Olimpio acredita que o cenário do País segue “conturbado pela polarização”. O parlamentar posiciona o MDB como “um partido que busca, em sua essência, o diálogo e o consenso” e destaca, entre os temas discutidos no Congresso Nacional, a reforma tributária, promulgada no fim do ano passado. Para Olimpio, a reforma representa um avanço, mas que ainda exigirá avaliação de sua implantação definitiva e seus regulamentos.

Quanto às ações para os próximos anos, o emedebista elege a saúde pública, em Goiás, como prioridade. Ele afirma que o Estado ainda enfrenta desafios impostos pela pandemia da covid-19. A educação e o desenvolvimento sustentável também devem, de acordo com Olimpio, permanecer no centro das discussões parlamentares na Alego em 2024.

Em relação às eleições municipais que se aproximam, o líder do MDB reitera a busca pela consolidação da presença do partido em todo o Estado. Ele afirma ainda que, nacionalmente, o partido busca, durante as eleições deste ano, contribuir para “um cenário político mais equilibrado e comprometido com as necessidades da população”.

Por fim, Lineu Olimpio vê renovado, em 2024, o compromisso com a transparência, ética e a participação cidadã. “O MDB continuará trabalhando incansavelmente para representar os interesses da população goiana e contribuir para o desenvolvimento do Estado e do País”, conclui o parlamentar.

A bancada emedebista da Alego, liderada por Olimpio, conta ainda com os deputados Amilton Filho, Charles Bento, Issy Quinan, Lucas Calil e Lucas do Vale.

Agência Assembleia de Notícias