Atuação da PM reforça segurança no entorno do prédio da Alego

09 de Fevereiro de 2024 às 11:17
Atuação da PM reforça segurança no entorno do prédio da Alego
Trabalho da Secretaria da Assistência Policial Militar da Assembleia Legislativa nos arredores da sede do Parlamento integra estratégia para reforçar segurança e fortalecer vínculo com a comunidade no bairro Park Lozandes, que abriga, além da Casa de Leis, o Paço Municipal, o Ministério Público Federal e o Fórum Cível. A atuação policial é pautada por ações preventivas e reativas que resultaram no registro de 37.400 ocorrências em 2023. Policiamento ostensivo visa a prevenção e a resposta rápida a ocorrências.

No coração do bairro Park Lozandes, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) se destaca não apenas como um centro de deliberações políticas, mas também como um exemplo de segurança e proximidade com a comunidade local. A atuação da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) na região, conforme relata o comandante da Secretaria da Assistência Policial Militar da Alego, coronel Joneval Gomes de Carvalho Júnior, representa o compromisso do Estado com a segurança e o bem-estar dos cidadãos, servidores e visitantes da área.

A estratégia de segurança implementada pela PM nas imediações da Alego, assim como nas proximidades do Paço Municipal, Ministério Público Federal e Fórum Cível, é multifacetada e abrangente. "Hoje nós temos duas viaturas que realizam o policiamento nas imediações da Alego. Realizamos patrulhamentos, abordagens e visitas comunitárias com a finalidade de proporcionar maior segurança para os servidores, frequentadores e toda a vizinhança da Assembleia", destaca Joneval.

Essa aproximação da Polícia Militar com a comunidade é fundamental para construir um ambiente seguro e acolhedor, onde cada cidadão se sente parte integrante do esforço coletivo pela segurança.

Prevenção

A atuação policial na região é pautada por ações preventivas e reativas, conforme evidenciado pelos números apresentados pelo comandante. No ano de 2023, foram registrados 37.400 Registros de Atendimentos Integrados (RAIs), uma média de 102 registros diários, segundo estatísticas do Painel Estratégico da plataforma de Sistemas Integrados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP). Esses números refletem o esforço da Polícia Militar para manter a ordem e a segurança, por meio de um policiamento ostensivo, que visa tanto a prevenção quanto a resposta rápida a ocorrências.

A eficácia desse modelo de segurança é comprovada pela retirada de circulação de foragidos da justiça, infratores presos em flagrante, além da apreensão de substâncias entorpecentes e veículos em condições irregulares. Essas ações não apenas reforçam a segurança na região, mas também promovem um ambiente mais seguro para o desenvolvimento de atividades comerciais e sociais.

De acordo com o subcomandante da Secretaria da Assistência Policial Militar, major Janderson da Silva Lago, o conceito de "cinturão de segurança da Alego" é uma evolução do antigo "cinturão verde" da sede antiga, iniciativa que destaca a abrangência e a importância da segurança na área. “Esse perímetro de segurança, que inclui a área comercial da Avenida Olinda e o entorno da Assembleia Legislativa, é um exemplo claro da integração entre a ação policial e o desenvolvimento urbano. Temos catalogados todos os comércios instalados na avenida, possibilitando, assim, uma maior proximidade com o comerciante, ofertando um menor tempo resposta em caso de emergência", ressalta  Lago.

A presença constante e ativa da PM nas imediações do Parlamento goiano, por meio da unidade de Assistência Policial Militar na Assembleia Legislativa de Goiás (ASPM), é um pilar dessa estrutura de segurança, que oferece um suporte dedicado não apenas à Alego, mas a toda a comunidade do bairro Park Lozandes, retornando para a sociedade proteção e bem-estar.

A parceria entre a Alego e a Polícia Militar demonstra solidez e eficácia na promoção de uma sociedade mais segura e justa. A continuidade dessas ações e o constante aprimoramento das estratégias de segurança contribuem para o desenvolvimento socioeconômico da região, assegurando que o bairro e suas instituições permaneçam como referências de segurança, cooperação e progresso.

Rafael Vilarinho