Dia D de testagem de covid-19 para servidores da Alego aponta 5% de positividade em 485 exames realizados
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) promoveu, nesta quinta-feira, 08, o Dia D de testagem rápida para diagnóstico de covid-19, voltado para servidores da Casa de Leis. Ao todo, foram realizados 485 exames. Destes, 22 apresentaram resultados positivos e 463 negativos. Um percentual de 5% de positividade com relação ao número total de testes realizados.
A ação foi promovida pela Seção de Serviços Médicos do Parlamento goiano, na véspera do Carnaval, com o objetivo de identificar casos positivos e evitar a disseminação do vírus. Após o período da festividade, será realizada uma nova testagem na Casa.
A orientação da equipe é para a procura de atendimento médico, aos pacientes com resultado reagente, e isolamento social. De acordo com o diretor-adjunto da Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Casa (SESMT), o médico Eduardo Bernardes, a demanda se dá em função do aumento de casos de covid-19 em diversas regiões do Brasil.
“Preocupado com a saúde dos trabalhadores e visitantes da Casa, o presidente do Parlamento goiano, deputado Bruno Peixoto (UB), pediu para que fosse realizada a testagem e uma pesquisa quantitativa com relação ao número de positivos. Após o Carnaval, iremos refazer a testagem, comparar os números e traçar o caminho a ser tomado”, frisou.
Vale ressaltar que a covid-19 é uma doença respiratória que pode evoluir para casos graves. Mesmo com o esquema vacinal completo, é preciso redobrar os cuidados, sobretudo durante o período do Carnaval. Assim, é recomendado o uso de máscara em locais fechados, higienização das mãos e evitar grandes aglomerações.