Virmondes Cruvinel propõe campanha para consumo sustentável de leite e carne

09 de Fevereiro de 2024 às 10:00

Política pública para promover conscientização ao consumo sustentável de leite, carne e produtos derivados de ovinos e caprinos é a proposta do deputado Virmondes Cruvinel (UB), por meio do projeto de lei de nº 8982/23.

O gestor lembra que o Estado de Goiás se destaca como um dos principais polos agropecuários do Brasil, com significativa participação na produção nacional de carne bovina, leite e derivados. Situação essa confirmada por dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo os quais Goiás ocupa posição de destaque na produção de leite, sendo um dos maiores produtores do País. A pecuária de corte e a criação de ovinos e caprinos também representam segmentos relevantes na economia goiana.

“Contudo, essas atividades, embora vitais para a economia local e nacional, trazem consigo desafios ambientais e sociais significativos. A produção agropecuária é uma das principais fontes de emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para as mudanças climáticas. Além disso, práticas não sustentáveis podem levar à degradação do solo, à diminuição da biodiversidade e ao uso ineficiente de recursos hídricos”, anota o deputado em suas justificativas.

De acordo com Virmondes, é nesse contexto que a conscientização sobre o consumo sustentável de produtos agropecuários se faz urgente. “A adoção de práticas mais sustentáveis pode abrir novos mercados e aumentar a competitividade dos produtos goianos, tanto no mercado interno quanto no externo. Finalmente, a educação e a conscientização de produtores e consumidores são fundamentais para uma mudança efetiva.”

A proposta está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, sob relatoria do deputado Veter Martins (PRD).

Agência Assembleia de Notícias