Título de Cidadania Goiana a militar carioca é oficializado
Aprovada, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em duas votações, em dezembro, a Lei Estadual nº 22.465, de 12 de dezembro de 2023, foi sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (UB) e está no Diário Oficial do Estado. A legislação concede o Título de Cidadania Goiana ao tenente-brigadeiro Antônio Gomes Leite Filho, em razão de suas qualidades distintas balizadas por princípios da ética, da moral e do merecimento.
Originalmente projeto de lei nº 8897/23, a iniciativa é do deputado Coronel Adailton (Solidariedade). O carioca Antônio Gomes, nascido em 22 de abril de 1949, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), é casado com Rita de Cássia Leal Leite e pai de três filhos: Renato, Flávia e Fernando. Ele galgou todos os postos na carreira, atingindo o mais alto, de tenente-brigadeiro da Força Aérea Brasileira. Acumula dezenas de cursos acadêmicos e operacionais, possui mais de 4 mil horas de voo em 12 tipos de aeronaves diferentes, dentre elas o Boeing 737, da Presidência da República. É piloto do F-103 Mirage, com cerca de 1.200 horas voadas nos céus do Estado de Goiás.
Adailton anota que o homenageado já tem o Título Honorífico de Cidadão Anapolino, devido à sua carreira irretocável, ocupando quase todas as funções do primeiro grupo de defesa aérea e da base aérea de Anápolis. Além disso, acumula 19 condecorações nacionais e uma estrangeira.