Hemocentro promove mais uma campanha de doação de sangue na Assembleia Legislativa durante esta quarta-feira, 21
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por meio da Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, recebe nesta quarta-feira, 21, a unidade móvel da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos - Rede Hemo para doações de sangue e cadastros de medula óssea. A ação ocorre no estacionamento do Palácio Maguito Vilela, guarita 3, das 8 às 16 horas.
Essa é a 24ª edição desde o início da parceria da Casa de Leis com a Rede Hemo. Neste ano, já é a segunda ação na Alego, a primeira edição de 2024 ocorreu durante a realização do Balanço Geral nos Bairros no dia 27 de janeiro. Durante o evento, 35 pessoas foram à unidade móvel para ajudar a abastecer os estoques de sangue do Estado. 21 bolsas foram coletadas e dois cadastros para doação de medula óssea foram realizados durante o evento.
O objetivo da parceria da Rede Hemo com a Alego é conscientizar os servidores e a população sobre a importância da doação de sangue, bem como incentivá-los a praticá-la.
A servidora pública, Synara Rafaella Sousa, aproveitou a oportunidade para doar sangue mais uma vez. “Eu já tive uma experiência gratificante desde a primeira vez que eu doei e, hoje, pude fazer a doação novamente e ajudar a salvar vidas. Eu acho muito gratificante e importante, pois não sabemos o dia de amanhã, por isso todos que podem deveriam doar”, afirmou.
A jornalista Mariana Jardim também aproveitou a unidade móvel para fazer a ação solidária. Mariana trabalha próximo à sede da Assembleia Legislativa e ao saber da vinda do ônibus da Rede Hemo não perdeu tempo. “Eu acho muito importante esse ato de amor, é uma maneira de ajudar o próximo e salvar vidas. E a unidade móvel colaborou porque como estava perto do meu trabalho ficou mais fácil para vir doar”, disse.
Diretor-adjunto de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Casa , o médico Eduardo Bernardes comentou sobre a relevância de iniciativas como a de hoje na Alego. “O presidente do Parlamento goiano, deputado Bruno Peixoto (UB), vem intensificando as ações de saúde, sempre valorizando os colaboradores e visitantes. E ações como a de hoje proporcionam de forma ágil e igualitária esse atendimento também à população. Esses trabalhadores fazem parte da comunidade local e quando fazemos essas ações na Assembleia Legislativa beneficiamos as pessoas que gostariam de doar”, destacou.
Quem pode doar
Para doar sangue é preciso estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto e ter idade entre 16 e 69 anos. Além disso, é preciso ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e ter se alimentado. O cadastro para possível doação de medula óssea é realizado ao mesmo tempo, bastando o doador informar o interesse durante a triagem.