Folia de Santo Reis, em Nova Veneza, será patrimônio cultural goiano, com projeto de Coronel Adailton
A festa folclórica Folia de Santo Reis da cidade de Nova Veneza será reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial Goiano, de acordo com a proposição 2621/24, de autoria do deputado Coronel Adailton (Solidariedade). Além do reconhecimento, os festejos serão incluídos no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, caso a proposta seja aprovada.
Também conhecida como Reisado, Companhia de Reis ou Festa de Santos Reis, a celebração ocorre no município por mais de dez dias, com início na véspera de Natal e encerramento no dia 6 de janeiro, o conhecido Dia de Reis.
Na motivação da pauta, Coronel Adailton aponta que o reconhecimento da tradicional festa do município “permitirá ao Estado de Goiás colocar a atividade em seu calendário de eventos turísticos, além de garantir que esse evento centenário não seja apagado da memória do povo goiano”.
A matéria será encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e, após relatoria, seguirá para o plenário da Casa de Leis. Caso aprovada, em dois turnos de votação, a proposta segue para sanção do Executivo, antes de se converter em lei.