Dr. George Morais reivindica identificação específica para pessoas com lúpus
O deputado Dr. George Morais (PDT) está propondo criar a carteira específica para pessoas com lúpus no Estado de Goiás. A proposta está no projeto de n° 2643/24, com intuito de identificação da pessoa acometida pelo lúpus e será expedida sem qualquer custo para o solicitante, preenchida, assinada pelo interessado ou por seu representante legal. A matéria foi distribuída para relatoria do deputado Issy Quinan (MDB), na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
O objetivo de criar uma carteirinha específica para pessoas com lúpus tem o sentido de estabelecer o atendimento preferencial devido às necessidades médicas especiais que muitos desses pacientes enfrentam. Trata-se de uma doença debilitante, causadora de um distúrbio no sistema imunológico responsável pela produção de anticorpos e mecanismos inflamatórios em diversos órgãos, resultando em sintomas diferentes por todo o corpo.
Segundo o parlamentar, que é também médico, a medida requer melhorar os serviços de saúde para o paciente, aumentar a pesquisa sobre as causas e sua cura, diagnosticar e tratar precocemente a doença, melhorar dados epidemiológicos em nível global e obter mais recursos para acabar com o sofrimento causado por esse mal que atinge mais de 5 milhões de pessoas, segundo pesquisas.