Proposta de criar a Semana da Autodefesa Feminina para conscientizar sobre autonomia e segurança é de autoria de Bia de Lima

A deputada Bia de Lima (PT) é a autora do projeto de lei n° 2884/24, que tem o intuito de criar a Semana da Autodefesa Feminina no Estado de Goiás. De acordo com a proposta, a campanha será celebrada, anualmente, na semana que inclui o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. A matéria está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), e aguarda parecer do relator, deputado Major Araújo (PL).
A legisladora relata que “essa iniciativa tem como objetivo central promover a conscientização sobre a importância da autonomia e da segurança das mulheres, incentivando a prática de atividades físicas, educativas e culturais que contribuam para o desenvolvimento de habilidades de autodefesa”, esclareceu.
Dessa forma, segundo o texto, a Semana da Autodefesa Feminina busca atuar como um instrumento de empoderamento, proporcionando às mulheres oportunidades de adquirir conhecimentos e habilidades que possam contribuir para sua segurança física e mental.
“Acreditamos que investir na capacitação das mulheres para a autodefesa é um passo significativo na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O projeto propõe a realização de oficinas, cursos, palestras, eventos esportivos e atividades culturais, em parceria com entidades especializadas, para criar um ambiente propício para o aprendizado e a troca de experiências”, sublinhou Bia de Lima.