Vivian Naves quer instituir política de valorização das cafeterias no Estado
A deputada Vivian Naves (PP) propõe, com o projeto de lei nº2999/24, criar um circuito de cafeterias no Estado de Goiás. A proposta tem o objetivo de promover, valorizar e divulgar as cafeterias, estimular o turismo e o desenvolvimento econômico e social.
A legisladora relata que, desde que as primeiras mudas de café arábica chegaram em terras brasileiras, no século 18, doce ou amargo, a bebida rapidamente caiu no gosto da população. “O Brasil é o maior produtor dos grãos de café”, explica Vivian Naves na justificativa da proposta, lembrando ainda que, no ano passado o País exportou 39 milhões de sacas, garantindo a primeira posição no ranking internacional.
“O café não é estrela só das exportações. Com mercado interno firme, o Brasil é o segundo maior consumidor mundial e a moda agora é saborear a bebida fora de casa. O segmento de cafeterias cresceu em Goiás de forma exponencial e, na Grande Goiânia, já existem cerca de 6 mil cafeterias em atividade, segundo a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg)”, sublinha a parlamentar.