Começa ciclo de palestras que será realizado ao longo de 2024, sobre saúde da mulher. Primeiro tema foi menarca e menopausa

Na manhã desta terça-feira, 27, a Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) deu início ao ciclo de palestras que vai acontecer ao longo deste ano para tratar dos mais variados assuntos que envolvem a saúde feminina, do nascimento até a velhice. O evento ocorreu no auditório 1, no andar térreo do Palácio Maguito Vilela, e contou com a presença de servidoras e representantes da comunidade.
Neste primeiro encontro, a temática abordada foi “Da Menarca à Menopausa: o que você precisa saber?” Ao discorrer sobre o assunto, a coordenadora do projeto, médica ginecologista Mariana Melo Soares, que atende na Casa nos períodos matutino e noturno, esclareceu sobre essa fase, mas foi além para demonstrar as principais diferenças que acontecem devido às alterações sofridas em cada período.
“Todos esses assuntos relacionados à sexualidade são muito pouco discutidos e existem muitas dúvidas que nem sempre são sanadas no tempo exíguo do consultório. Então, o objetivo é disseminar informações que auxiliem as mulheres”, declarou a ginecologista. Ela explicou que as diversas alterações que ocorrem no corpo feminino são determinadas por mudanças hormonais, físicas, psicológicas e sociais que afetam demasiadamente a vida delas em vários momentos.
De acordo com a ginecologista, só o conhecimento pode auxiliar nos cuidados da saúde íntima e contribuir para melhorar a qualidade de vida.
Ao longo do ano, vários outros temas devem ser debatidos, tais como: o cuidado íntimo, ciclo menstrual e fertilidade, gestação e amamentação, alterações metabólicas que provocam ganho de peso, cânceres que mais atingem as mulheres (colo e mama) e a importância do sono de qualidade.